Cidadania: Programa Usuário do Amanhã da CPTM recebe 200 alunos de escolas públicas da RMSP

Jovens aprendem história e do funcionamento da companhia

seg, 15/08/2005 - 19h20 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o programa ‘Usuário do Amanhã – PUA’, da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], receberá 200 alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo.

Na terça-feira, dia 16, 50 alunos da Escola Estadual Júlio Maia, do Tremembé, conhecerão a companhia. Já na quinta-feira, 18, outra turma da escola, também formada por 50 estudantes, embarca nessa atividade extracurricular. Em ambos os casos, a saída está marcada para ocorrer às 9h30, da Estação Luz.

Dando continuidade às visitas do PUA, a OSCIP Brigada Nacional, do Itaim Paulista, participará na quarta-feira, 17, com 50 alunos. A saída está agendada para 13h, da Estação Itaim Paulista, na Linha F [Brás-Calmon Viana].

Finalizando as atividades da semana, 50 alunos da Escola Estadual Comendador Emílio Sortino, de Ribeirão Pires, seguem para as instalações da CPTM, na sexta-feira [19/08]. A saída será às 9h45, da Estação Ribeirão Pires, na Linha D [Luz-Rio Grande da Serra].

Como funciona

Realizado semanalmente, o programa ‘Usuário do Amanhã’ [PUA], leva crianças e adolescentes para uma visita enriquecedora pelas estações e trens da CPTM. São centenas de estudantes que aprendem um pouco da história e do funcionamento da companhia.

Durante o trajeto, os alunos têm a oportunidade de conhecer algumas estações, o CCO [Centro de Controle Operacional] do Brás e a cabine do maquinista. Além disso, participam de uma palestra, ministrada pela equipe do PUA, no interior de um trem estacionado na plataforma.

No final do percurso são distribuídos gibis, contendo histórias em quadrinhos. Coloridos e engraçados, os livrinhos prendem a atenção dos estudantes, que adquirem sem perceber noções de cidadania e saúde.

A réplica de um trem da companhia também é inserida no material, contendo o telefone da Central de Atendimento ao Usuário. Impresso em papel, o ‘brinquedinho’ deve ser cortado e montado para que ganhe forma. Os estudantes ainda levam para casa mapas com a localização das linhas e estações da empresa.

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail: usuario.amanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones 3226-4353 ou 4354, entre 8h e 18h.

Da Assessoria de Imprensa Cetesb