Cidadania: Programa de apoio a deficientes aumenta número de pessoas no mercado

Só no mês de junho, mais de 100 foram contratados. De oito anos para cá, Padef empregou 2,8 mil

dom, 13/07/2003 - 15h05 | Do Portal do Governo

O Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência (Padef) empregou 105 pessoas no mês passado. Foi o melhor resultado alcançado desde o início de suas atividades, em 1995.
Entre as contratações, estão três portadores de deficiência mental, que agora trabalham em uma grande rede de lanchonetes. Outros candidatos estão em processo de seleção para essa mesma rede.

Quando o programa foi criado, funcionava apenas em um Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT). Hoje, são 131 postos que prestam o serviço.

Os principais parceiros do Padef são o Ministério Público do Trabalho, a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) e a Consultoria Técnica da Sorri-Brasil.

Objetivos

O programa foi criado para proporcionar aos portadores de deficiência a obtenção e manutenção do emprego. Também atua nas relações de trabalho entre empregador e empregado, na qualificação profissional, e em ações que garantam a inclusão dessa população na sociedade.
Por meio de parcerias com organizações não-governamentais, órgãos públicos, instituições e empresas privadas, promove cursos de qualificação baseados na demanda do mercado de trabalho. As ações de inclusão incluem a conscientização da população e do meio empresarial, garantindo a obtenção de emprego e o desenvolvimento da cidadania.

Inscrições

Os candidatos interessados em participar do Padef devem procurar os Postos de Atendimento ao Trabalhador para serem cadastrados e avaliados de acordo com o seu perfil profissional. São orientados sobre as exigências do mercado, selecionados e encaminhados às vagas disponíveis das empresas cadastradas.

Os empregadores recebem informações para contratação de portadores de deficiência, aprendendo a respeito dos direitos e acompanhamento dos trabalhadores no período pós-admissão. O programa também oferece palestras aos funcionários da empresa contratante para informá-los sobre questões de acessibilidade dos deficientes.

Resultados alcançados

Mais de 13,5 mil deficientes estão cadastrados no programa. Até o mês passado, 2.852 mil portadores de deficiência foram colocados no mercado de trabalho.
O Padef tem sido reconhecido pelo cumprimento do Decreto Federal 3.298/99, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção.

Da Agência Imprensa Oficial
C.A