Cidadania: Professora paulista é uma das premiadas pela Fundação Abril

Trabalho social sobre alcoolismo foi realizado com alunos da região de Ourinhos

sex, 03/10/2003 - 15h17 | Do Portal do Governo

Todas as segundas-feiras, a professora Elaine Maria Nocera Kaiser, 26 anos, notava um abatimento na feição de seus alunos das 7ª. e 8ª. séries na região de Ourinhos. Foi a partir dessa análise que conheceu a fundo o problema do alcoolismo, que assola toda a região, quase na divisa entre São Paulo e Paraná, onde a base da economia é a produção de cana-de-açúcar.

O trabalho da professora para conscientizar os alunos sobre os males da bebida teve uma repercussão. Elaine é uma das representantes de São Paulo indicada para concorrer ao Prêmio Victor Civita, em cerimônia que será realizada no próximo dia 7, no Teatro Abril, em São Paulo. O outro é o professor Ricardo César, de 37 anos, que atua no Ensino de Jovens e Adultos de Guarulhos.

Entre 4 mil trabalhos apresentados, 12 foram escolhidos para participar do evento. Cada um dos finalistas receberá um prêmio de R$ 7,5 mil. O vencedor ficará ainda com outros R$ 10 mil, além de ganhar uma Bolsa de Estudos na International House, em Londres, com todas as despesas pagas pela Fundação Abril.

Projeto Integrado

A professora Elaine implantou um programa para erradicar o problema na Escola Estadual Orlando Quagliato. O projeto foi dividido em fases. Primeiro fez pesquisas sobre alcoolismo na Internet e em livros. Depois elaborou um questionário entre os alunos, sem que eles se identificassem. O resultado apontou que 80% deles já haviam ingerido bebida alcoólica alguma vez na vida e que 50% bebiam com freqüência. A grande maioria tem pais que trabalham em canaviais das Usinas da região e é de origem muito pobre.

‘Não imaginava que a realidade fosse tão dura. Descobri que alguns alunos, quando não tinham dinheiro, bebiam álcool etílico puro, misturado com açúcar’, destaca a professora.,

Durante 28 dias, os alunos assistiram a filmes que mostravam ser possível se curar da dependência. E, no encerramento do semestre, os participantes apresentaram uma peça de teatro e um show de rap, cujo enredo foi composto de cenas relacionadas ao alcoolismo.

Todo o processo, que começou em fevereiro e terminou em maio de 2003, a professora Elaine tomou cuidado para que não houvesse julgamento moral em relação ao problema. O projeto integrou várias disciplinas, como Matemática, História e Português.

Hoje atuando como coordenadora-pedagógica da Escola Estadual Júlio Mastrodomenico, em Itaussu, próximo a Ourinhos, Elaine já se diz satisfeita com a repercussão do projeto. E ressalta que o elaborou visando apenas ao bem dos pupilos.

Eugênio Goussinsky da Secretaria da Educação
C.A.