Cidadania: Proerd forma mais cinco mil crianças em curso de prevenção às drogas

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 27

sex, 27/06/2003 - 11h09 | Do Portal do Governo

O Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd), vinculado à Polícia Militar (PM), realiza nesta sexta-feira, dia 27, a formatura de mais cinco mil crianças, que irão assumir o compromisso de dizer não às drogas e à violência. São estudantes de 32 escolas da Zona Leste da Capital. O evento será às 9 horas no Ginásio de Esportes do Sport Clube Corinthians Paulista.

O Proerd atua com alunos da 4ª série do ensino fundamental, que costumam ter em média 10 ou 11 anos de idade. É nessa faixa etária que muitas crianças têm o primeiro contato com drogas, pois começam a sofrer uma influência mais direta do meio social. A 4ª série também é o último ano em que os estudantes possuem apenas um professor, que muitas vezes é considerado um amigo e conselheiro. A partir da 5ª série, o sistema educacional é bastante diferente do que o aluno estava acostumado.

Os coordenadores do Proerd partem do princípio de que se os jovens tivessem informações sobre os prejuízos causados pelas drogas, a maioria não iria se envolver com elas. Com atividades educacionais e culturais, eles orientam os estudantes de escolas públicas e particulares a se manterem afastados das drogas e, por conseqüência, ajudam a formar agentes de prevenção.

A tenente PM Adriana Nogueira, que já foi uma das orientadoras do Proerd e hoje treina os policiais militares que atuam nas escolas, explica que há inúmeros motivos para trabalhar com a 4ª série. “É uma fase onde as crianças se socializam mais e pegam mais informações. Elas têm contato com muitos exemplos, que podem lhe influenciar positiva ou negativamente”, disse.

Valorizar a auto-estima e a auto-confiança das crianças e ensiná-las a resistir a muitas informações da mídia são algumas das noções passadas durante o curso do Proerd. O sucesso entre as crianças é tão grande que o Programa está ajudando a mudar a imagem do policial militar. Eles são vistos como heróis pela garotada, que espera com ansiedade o dia da semana em que o curso é dado na escola.