Cidadania: Proerd forma 15,3 mil jovens na Zona Sul da Capital

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é ação da Polícia Militar

ter, 02/12/2003 - 7h45 | Do Portal do Governo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de São Paulo formou 15.300 crianças de 83 escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino da Zona Sul da Capital, no último sábado, dia 29. São atendidos alunos de 4ª a 6ª série do Ensino Fundamental.

As escolas formadas no sábado foram atendidas pelo Proerd dos Comandos de Policiamento de Área Metropolitana 2 e 10. O curso começou no dia 8 de agosto, e terminou em 28 de novembro. Em 17 horas, um policial militar fardado (e desarmado) ensinou 17 lições dentro das salas de aula durante um semestre letivo.

Os policiais utilizam uma cartilha para abordar em palestras temas como saúde, cultivo da felicidade, cidadania, tensões e seus motivos, violência, direitos e deveres, maneiras de recusar as diferentes ofertas de drogas, como lidar com as pressões dos colegas, auto-estima, conseqüência do uso de drogas e influência da propaganda. Durante o curso, o policial Militar se reúne também com pais de alunos e professores, para aumentar a conscientização da comunidade com relação ao Proerd.

O Secretário Abreu Filho lembrou que o Proerd, desde quando foi implantado no Estado de São Paulo em 1993, já formou aproximadamente 2 milhões de crianças. “Só esse ano, o programa já formou quase 500 mil crianças, que aprenderam a resistir e dizer não às drogas”.

Saulo de Castro aproveitou para parabenizar os policiais que estão envolvidos no programa. “São policiais voluntários, que além de combater o crime, assumiram o compromisso de orientar as crianças no combate às drogas e à violência. É uma pequena ajuda que a polícia dá à comunidade”, afirmou.

Números

O Proerd foi criado em 1993 por meio de uma parceria da Polícia Militar com a Polícia de Los Angeles (EUA), que já aplicava o programa D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education). Desde 1993, o Proerd já formou aproximadamente 2 milhões de crianças em todo o Estado.

No primeiro semestre de 2003, o Proerd formou 233.184 crianças em 2.209 escolas de todo o Estado. No mesmo período, só na Capital, o Proerd formou 59.324 crianças em 391 escolas.

Em 2002, 376.416 jovens de 3.598 escolas de todo o Estado foram atendidos pelo Proerd. Na Capital, foram 997 escolas e 144.928 crianças no ano passado.

Em todo o Estado, a Polícia Militar possui 1.119 policiais militares/instrutores credenciados e aptos a aplicarem o programa.

As escolas interessadas em participar do programa devem contatar a Diretoria de Assuntos Municipais e Comunitários da Polícia Militar, nos telefones (11) 3327-7755 e 3327-7756.

Também estiveram presentes no evento de formatura de alunos no Proerd, no último sábado, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Alberto Silveira Rodrigues; o Secretário da Educação, Gabriel Chalita; o Bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Antonio Figueiredo; e o Padre Marcelo Rossi, além de outras autoridades civis e militares.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública

C.C.