Cidadania: Portadores de deficiência recebem atenção especial da CPTM

Treinamento específico é investimento da empresa para conforto do usuário

qui, 06/09/2001 - 19h16 | Do Portal do Governo

Mais 150 profissionais irão receber treinamento para atuarem junto aos portadores de deficiência nas estações da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos – CPTM. Somados à atual equipe, cerca de 270 pessoas estarão trabalhando no serviço de Atendimento e Suporte ao Usuário da empresa, que vem investindo em qualidade.

O grupo receberá treinamento na próxima terça-feira, dia 11, da Associação Laramara, entidade fundada com o objetivo de dar apoio aos deficientes visuais. Corre, em paralelo, uma agenda de atividades específicas para capacitar o maior número de profissionais ao atendimento especial a idosos e portadores de outras deficiências, até um curso inicial para surdos e mudos.

Contratados por intermédio da bolsa de empregos da Frente de Trabalho do Governo do Estado, os funcionários podem ser identificados por um avental amarelo com os dizeres “Apoio ao Usuário”, na parte das costas. Eles estão atentos para se aproximarem do seu público alvo, auxiliando os portadores de deficiência e evitando constrangimentos, sobretudo aos portadores de deficiência visual diante da impossibilidade de identificá-los e os idosos cujo comportamento, em geral, guarda certa timidez.

O atendimento ao usuário é prioridade estratégica para a CPTM que há dois anos e meio vem reforçando os investimentos no segmento, totalmente reestruturado.

Hoje, existe uma Central de Atendimento ao Usuário, número 0800 550121 e dez estações com Postos de Atendimento para informações ou registro de críticas e sugestões: as estações Luz e Santo André (linha D), Brás, Dom Bosco, Guainazes e Mogi das Cruzes (linha E), Francisco Morato (linha A), Barra Funda e Osasco (linha B), e Itaim Paulista (linha F).

O horário da Central de Atendimento ao Usuário, que fica na Luz, vai das 07hs00 às 19 horas, de 2a. a 6a. feira. Já os Postos de Atendimento funcionam todos os dias, das 06hs às 22 horas.