Cidadania: População da região do Itaim Paulista ganha sala de leitura

Objetivo do projeto é despertar o prazer da leitura em crianças, jovens e adolescentes

sex, 03/09/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC-Leste), na região do Itaim Paulista, ganhou uma sala de leitura nesta quarta-feira, 1º de setembro. A inauguração faz parte do Programa São Paulo um Estado de Leitores, projeto da Secretaria da Cultura que promove a instalação de salas de leitura em regiões periféricas de São Paulo.
Participaram do evento o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, José Jesus Cazetta Júnior, o coordenador do Centro de Integração da Cidadania, Roberto Hilsdorf Rocha, a diretora do CIC Leste, Cristiane Alves dos Santos, a diretora de eventos do projeto, Sônia Manski, e o coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb.

“No Brasil, não existe o hábito da leitura por prazer”, afirmou José Luiz Goldfarb. “O objetivo do projeto é trazer o livro para perto da população e despertar o prazer da leitura em crianças, jovens e adolescentes”, continuou.

Ao final da inauguração, a platéia foi apresentada aos voluntários que trabalharão nas salas de leitura. Os voluntários, jovens da própria comunidade, foram treinados para atuar na coordenação do espaço, orientar e tirar dúvidas da população. Em seguida, o público assistiu à performance da contadora de história, Iara Palma de Oliveira, e da ilustradora, Renata Palma de Oliveira.

A Sala de Leitura do CIC Leste é a quinta instalada nos postos dos CICs. As outras quatro estão à disposição da população nos CIC’s Norte, Sul, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. Ainda no mês de setembro, será instalada uma sala de leitura na Casa da Cidadania.

Todas as Salas de Leitura dos CIC’s contam com um grande acervo cultural, com aproximadamente 600 títulos entre clássicos da literatura e livros didáticos, doados pela sociedade civil e pela iniciativa privada. Entre os principais colaboradores do projeto São Paulo um Estado de Leitores, estão o Grupo Pão de Açúcar e a Vivo.

A promotora de Justiça do CIC, Amaitê Iara Giribini de Melo, o juiz de direito do Juizado Especial Civil do CIC Leste, José Maurício Conti, e o assessor Ricardo Bighetti, representando o vice-governador Cláudio Lembo, também participaram da cerimônia de inauguração da sala de leitura do CIC Leste.

Juliana Parlato, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(LRK)