Cidadania Para Todos: Projeto leva serviços gratuitos à zona Oeste

Evento registrou 2.441 atendimentos

seg, 05/09/2005 - 17h49 | Do Portal do Governo

“Eu fiquei chocada quando soube que todos esses serviços seriam gratuitos. Estranhei porque hoje em dia pagamos por qualquer coisa”. As palavras da dona-de-casa Laís dos Santos, 40 anos, ilustram o trabalho desenvolvido no Cidadania Para Todos, evento promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que oferece uma série de serviços gratuitos à população. Nesta edição, o projeto ocorreu entre os dias 1º e 3 de setembro, na Escola Estadual Professor Carlos Borba – Rua Joana Pedroso dos Santos, nº 101, Jardim Rodrigo, zona Oeste.

Laís foi ao Cidadania Para Todos para solicitar a emissão da carteira de identidade dos filhos Valmir e Verônica, de oito e dez anos, respectivamente. Ao todo, 171 registros civis foram emitidos e todos ficarão prontos em 30 dias. Contudo, o que mais impressionou a dona-de-casa foi a presença de um clínico geral, responsável por mais de 27 atendimentos.

“Para a gente tudo é longe. Se precisamos levar um filho doente ao médico temos de pegar uma condução e ir até outros bairros. Como muitas vezes não temos o dinheiro da passagem, caminhamos com a criança no colo. Não é fácil”, lamenta.

No estande do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Laís ficou mais tranqüila após constatar normalidade em seu peso: com 1,61m de altura, ela pesa 63kg. “Um problema a menos para me preocupar”, diz.
Cerca de 700 pessoas fizeram medição de peso e altura no Instituto de Pesos e Medidas. Além disso, o Ipem-SP distribuiu 650 panfletos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida bem como explicações sobre os produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.

O evento ainda contou com orientação jurídica e odontológica, corte de cabelo e exposição de produtos artesanais produzidos por pessoas da região do Jardim Rodrigo.

O Cidadania Para Todos é um projeto mensal que leva serviços gratuitos aos moradores de baixa renda das regiões distantes do centro da capital paulista. Nessa edição, foram registrados 2.441 atendimentos. O próximo evento está marcado para os dias seis a oito de outubro em local a ser definido na zona Norte.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP

J.C.