Cidadania para Todos: Programa realiza quase 2 mil atendimentos no extremo sul da Capital

Iniciativa que leva serviços públicos à comunidade já beneficiou cerca de 20 mil pessoas este ano

ter, 09/11/2004 - 13h20 | Do Portal do Governo

Mesmo com o céu nublado e uma fina garoa, os moradores de Engenheiro Marsilac, bairro do extremo Sul da Capital, participaram no último sábado, 6 de novembro, do projeto Cidadania para Todos, realizado na Escola Estadual Professora Regina Miranda Brant Carvalho. O mau tempo não impediu os moradores de se beneficiarem dos serviços oferecidos à comunidade como emissão de carteira de trabalho, identidade, segunda via de certidões de nascimento e óbito. O projeto Cidadania Para Todos é uma iniciativa do Centro de Integração da Cidadania (CIC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Os moradores de Engenheiro Marsilac têm uma realidade à parte do tradicional corre-corre da metrópole que nunca dorme. Por ser uma das regiões mais distantes do centro da cidade, aproximadamente duas horas de carro da Praça da Sé, a oferta de lojas de serviço e locais públicos para emissão de documentos é muito escassa. “Achei muito bom tirar o RG aqui, pois teria de levar meus filhos até Santo Amaro para fazer os documentos e não tenho dinheiro para pagar pela condução de todos. Sem contar a distância. São três horas no ônibus”, explica a dona de casa Maria Pereira Lima, mãe de oito crianças, que no sábado estava tirando o RG para três de seus filhos.

Entre janeiro e novembro de 2004, mais de 20 mil pessoas foram atendidas pelo Cidadania para Todos. A população aproveitou o evento para obter documentos como carteira de identidade e carteira profissional. Apesar de ser um direito do cidadão, para alguns moradores das regiões mais carentes da cidade, retirar esses documentos se torna algo aparentemente inatingíveis.

“Nunca tive carteira profissional porque tenho pouco conhecimento e não saberia tirar sozinha”, disse Maria Luiza Pedro Alcântara, 38 anos, a nova ajudante de serviços gerais da Escola Regina Brant. E o exercício da cidadania garante confiança ao trabalhador. “Vou ter mais garantia no meu serviço”, reflete Maria Luiza.

No total, foram entregues 34 carteiras de trabalho, 148 registros de identidade e 71 segundas vias de certidões de nascimento, óbito e casamento.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, marcou presença no evento orientando a população sobre a importância da prevenção na saúde por meio da medição da pressão arterial, peso e altura dos interessados.

A orientação jurídica também foi um serviço procurado pelos moradores da região. Supervisionados por uma advogada, alunos de Direito da Universidade São Francisco orientaram os interessados em solucionar problemas como divórcios, aposentadorias, processos trabalhistas, posse de terras, entre outros.

Para o coordenador do Centro de Integração da Cidadania (CIC), Roberto Rocha, a parceria com outras instituições, é a peça chave para a realização do evento. ”A integração de diversas Secretarias de Estado e instituições leva dignidade à comunidade carente através de serviços públicos”.

Para a realização do evento, o CIC contou com a colaboração da Organização Não Governamental (ONG) Movimento das Mulheres pela Dignidade de Marsilac. Para Maria Cícera, fundadora da ONG, ações como a de sábado ‘valorizam o cidadão’.

Participaram dessa penúltima edição do Cidadania para Todos o Ipem-SP, Faculdade São Francisco e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e do Trabalho. O próxima edição do projeto será realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro, na Zona Leste.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

C.C.