Cidadania para Todos: Evento bate recorde de atendimentos no Parque Edu Chaves

Foram atendidas mais de três mil pessoas

seg, 13/09/2004 - 19h07 | Do Portal do Governo

A última edição do projeto Cidadania Para Todos bateu o recorde de atendimentos. O evento aconteceu nos dias 9, 10 e 11, na Escola Estadual Gabriela Mistral, no Parque Edu Chaves e superou os 3.162 atendimentos realizados no mês de março, no município de Itaquaquecetuba.

Desta vez, foram 3170 pessoas atendidas pelo Cidadania para Todos. O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, José Jesus Cazetta Júnior, participou do evento.

O projeto é realizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e organizado pela Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC). O Cidadania Para Todos consiste em levar, uma vez por mês, à população carente e residente em regiões periféricas, a prestação de serviços e acesso a informações sobre Direitos Humanos e Defesa da Cidadania.

Entre os serviços oferecidos à população, foram realizados preenchimentos de fichas para emissão de documentos de identidade (448), emissões de RG (398) e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito (176).

O Registro Civil Itinerante foi a novidade do evento deste mês. Este serviço, oferecido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP) tem como base um trailer, veículo com a mobilidade necessária para alcançar locais distantes.

O trailer emitiu 117 segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito e cinco certidões de registros civis (primeira via de nascimento). O veículo da Arpen também realizou 75 orientações sobre os serviços oferecidos pelos cartórios, tais como reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção de crianças e adolescentes, retificação de registro,
casamento.

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que também esteve no local, emitiu 91 carteiras de trabalho. Os serviços oferecidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) foram muito procurados: cerca de 539 pessoas verificaram o peso. Além disso, foram distribuídas 200 cartilhas sobre “O Ipem e o Consumidor”. Durante o evento, somente os serviços da Fotomática não são gratuítos. Caso o usuário deseje tirar fotos 3×4, ele deverá pagar pelas fotografias. Neste Cidadania para Todos 307 pessoas procuraram o estande da empresa.

O evento também oferece palestras sobre “Direitos do Consumidor e “Higiene Bucal”, oferecidas por funcionários do Procon, “Benefícios”, pelo INSS, e “Direitos da Mulher e Violência Doméstica”, pela Delegacia da Mulher. Alunos da Universidade São Francisco realizaram 69 orientações jurídicas.

O Projeto Cidadania Para Todos promove o envolvimento da comunidade local com o terceiro setor. Para tanto, o CIC conta com diversos parceiros internos, como as secretarias de Estado, e externos, como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), a Delegacia da Mulher, a Federação do Comércio (Sesc/Senac), o INSS; entre outros.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça
C.A.