Cidadania para Todos: Emissão de carteira de identidade é o serviço mais procurado

Ao todo, 301 RG foram emitidos no evento

seg, 08/08/2005 - 13h07 | Do Portal do Governo

A dona-de-casa Humária Guimarães, 35 anos, moradora de Cocaia, bairro na zona Sul da capital, distante quase duas horas de ônibus do centro da cidade, conseguiu neste final de semana solicitar, o documento de identidade dos filhos, todos ainda menores – 6, 8 e 9 anos.

Dona Humária desejava há muito tempo ter a carteira de identidade dos meninos, pois tinha medo de perder a certidão de nascimento das crianças e com isso gerar algum tipo de problema quando necessitasse identificar seus filhos.

“Cocaia é um bairro afastado, fica difícil ir atrás de alguns de nossos direitos”, lamentou ao explicar porque ainda não havia solicitado a emissão do RG das crianças. Contudo, soube pelos vizinhos sobre a realização do Cidadania Para Todos, projeto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, nas proximidades do bairro, entre os dias 4 e 6 de agosto. “Para mim foi motivo de muita alegria”, afirmou a dona-de-casa, que preencheu os formulários necessários e, em 30 dias, terá os registros civis das crianças em mãos.

O objetivo do Cidadania Para Todos – facilitar a vida dos moradores de bairros da periferia – como no caso de dona Humária foi atingido, pois o local mais próximo de sua casa onde é possível ter acesso à emissão desse e de outros documentos é o Poupatempo Santo Amaro. Como ele fica distante de onde mora, necessitaria gastar tempo e dinheiro na condução e em seu caso, sem renda fixa e com o marido desempregado, uma passagem de ônibus torna-se um gasto extra nas despesas da família. “A situação não está fácil. O dinheiro é curto lá em casa. Mesmo assim, estava preocupada com os documentos dos meus filhos e pensava em formas de conseguir tirá-los”.

Aliás, foi o registro civil o documento mais procurado pela população local. Policiais civis do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt atenderam a 301 interessados em receber o RG. A certidão de nascimento teve a procura de 252 pessoas. Outros 68 cidadãos foram retirar a carteira de trabalho, entregue no ato da solicitação. Por fim, 26 casais conseguiram a certidão de seus casamentos e duas pessoas solicitaram a certidão de óbito de parentes.

Beneficiados

No evento, Humária aproveitou, ainda, a oportunidade para medir seu peso e altura no estande do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, que no total atendeu no sábado, 880 pessoas. Com 1,60m ela pesa 78kg. Seu peso ideal seria de, no máximo, 63 kg. “Nossa, fiquei espantada ao saber que estou 15 quilos acima do peso. Vou tentar comer menos para emagrecer”.

O Ipem-SP distribuiu, ainda, 600 panfletos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida, bem como explicações sobre produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.

De janeiro a agosto, 19.189 pessoas foram atendidas pelo Cidadania para Todos, um evento mensal. Nesta edição, realizada na Escola Estadual Loteamento das Gaivotas I – Estrada Canal do Cocaia, s/nº, Jardim das Gaivotas, Grajaú, foram 4.932 beneficiados. O próximo evento ocorrerá entre os dias 1º e 3 de setembro, na zona Oeste, em local a ser definido.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP

J.C.