Cidadania: Moradores da região da Lapa cortam cabelo de graça em escola estadual

Parceria com uma escola de cabeleireiros prossegue até o dia 27 deste mês

qua, 17/03/2004 - 9h44 | Do Portal do Governo

Quem quiser mudar o visual sem gastar nenhum tostão ainda tem mais duas chances: é só passar na EE Reinaldo Ribeiro da Silva, na Vila Anastácio, região da Lapa. Nos próximos sábados (20 e 27), o mutirão da beleza vai ter continuidade. E mais: um laboratório especializado em produtos para o cabelo será convidado a fazer uma demonstração, alertando aos pais para a importância da higiene capilar.

A “Campanha do Corte de Cabelo Gratuito”, que teve início no último sábado, foi organizada em parceria com a Escola de Cabeleireiros Daniel, localizada no bairro da Lapa. Sua proprietária, Deliana Pereira Daniel, há 26 anos no ramo, acredita que este é o momento de se fazer mais pelo ser humano, por isso aceitou o convite para o trabalho voluntário. ‘Encontramos as crianças com os cabelos limpos e sem piolhos. Mesmo assim, orientamos os pais’, disse ela.

No primeiro dia, puderam passar pelas tesouras de suas 10 alunas, em fase final do curso profissionalizante, mais de 100 pessoas, entre alunos, pais e a comunidade do entorno escolar. Cerca de 90% eram meninos entre 10 e 12 anos, que escolheram um corte no estilo “Ronaldinho”. Felipe Peinado, 9 anos, era um deles. Aluno da 3a. série, achou legal o novo corte: cabeça raspada, com topete.

Para o professor de história e coordenador do programa Norival Ramos, esta é apenas uma das muitas ações, visando a melhoria da qualidade de vida e a saúde da comunidade. Segundo ele, cerca de 200 crianças freqüentam a escola a cada fim de semana, participando de atividades como dança, balé, jazz, axé, hip hop, informática, futebol de salão, futsal, voleibolb e handebol. Mais uma atividade está prevista para abril. Com o forno industrial doado à escola recentemente, será formada uma turma para o curso de panificação.

Para Maria Helena Melo, “a iniciativa de promover o corte de cabelo ajudou muito as pessoas que não têm recursos”. Ela não perde os fins de semana da escola, onde estudam seus três filhos: Igor (7a), Heitor, (3a) e Hingred, na 4a. série. Lá, todos fazem o curso de informática. Em seguida, enquanto os dois primeiros jogam futebol, Hingred faz balé.

Inês Soares de Souza, é outra “mãe” que está presente todos os sábados e domingos. Ela coordena a Casa da Criança Nossa Senhora Auxiliadora, próxima à escola, onde moram 20 crianças vítimas de abandono e maus tratos, algumas soropositivas. O abrigo funciona em parceria com a prefeitura e a sociedade civil, por meio de doações.

Hoje, todas as crianças da Casa maiores de 7 anos estudam na EE Reinaldo Ribeiro da Silva. Para ela, “o melhor de tudo tem sido a integração desses menores – antes tão discriminados – à comunidade”. Enquanto uma delas, Pâmela Souza Paula, 11 anos, aluna da 4a. série, se preparava para a aula de jazz, Jackson Gonzaga Santos, 10 anos, aluno da 3a. série, depois de cortar o cabelo, já fazia planos para o domingo: “Já estou pronto para ir ao teatro”.

O garoto se referia ao “Domingo da Criança”, que acontece durante todo o mês de março, das 11 às 13 horas. Com isso, a cada domingo, cerca de 50 crianças podem fazer um passeio de ônibus fretado pelo Programa Escola da Família, até o Memorial da América Latina e assistir a peças infantis. Fazem parte da programação: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Revolução da Cozinha” e “Peter Pan”.

Sobre o programa Escola da Família

Criado em agosto do ano passado, abre as portas das quase seis mil escolas estaduais nos finais de semana, oferecendo atividades culturais e de lazer à comunidade.

Trezentas e cinco instituições de ensino superior são filiadas ao programa, beneficiando cerca de 17 mil bolsistas. O programa possui, ainda, 173 ATP’s (assistentes técnico-pedagógicos e supervisores, 302 coordenadores de área, 5.087 diretores, 1.062 vice-diretores, 642 professores coordenadores, 5.321 educadores profissionais e 6 mil voluntários.

Sobre a Escola

A EE Dr. Reinaldo Ribeiro da Silva atende a cerca de 800 alunos do ensino fundamental (1ª a 8a séries), nos períodos da manhã e tarde. Possui biblioteca, laboratórios de informática e de ciências e quadra coberta. Fica na Av. Embaixador Macedo Soares, 1093, Vila Anastácio, zona norte da capital.
Tels. 3831-2800 e 3641-6381

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação
Por Adriana Oliveira

V.C.