Cidadania: Metrô lança amanhã mapa de acessibilidade do sistema

Medida antecipa as comemorações do 'Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiências'

qui, 19/09/2002 - 11h18 | Do Portal do Governo

Antecipando as comemorações do ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiências’, realizado em 21 de setembro, o Metrô programou para a esta sexta-feira, dia 20, uma série de atividades. A principal delas a distribuição do mapa ‘Acessibilidade – São Paulo de Metrô’, que apresenta os resultados das melhorias de acessibilidade implementadas nos trens e estações.

O guia traz informações que facilitam o uso do sistema metroviário pela pessoa portadora de deficiência (PPD), tais como a relação de estações com elevadores especiais e localização dos acessos a terminais de ônibus e estações com rampas e calçadas rebaixadas.

Também na sexta-feira, será aberta, na estação V. Madalena, a exposição ‘Deficiência: Visão e Revisão, Conceito e Pré-conceito’ do cartunista Ricardo Ferraz, que estará presente ao evento. A mostra com o apoio da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME).

Ricardo Ferraz, cujo trabalho enfoca os portadores de deficiência, a sociedade e a inclusão social, tem 50 anos, contraiu pólio aos 5 e fundou a Associação Capixaba das Pessoas com Deficiência. Em 2001 e 2002 foi selecionado pela Rede Globo, entre centenas de cartunistas brasileiros, para desenhar vinhetas animadas (o sonoro plim-plim) da programação da emissora.

Durante o evento, será inaugurado um Elevador Inclinado para Escada, equipamento que funciona sobre uma escada fixa e pode ser utilizado por pessoas com dificuldade de locomoção.

Data: Sexta-feira, dia 20 de setembro 2002
Horário: 9 horas
Local: estação V. Madalena – Linha 2 – Verde (Ana Rosa – V. Madalena)

Departamento de Imprensa da Cia. do Metropolitano de São Paulo