Cidadania: Metrô de São Paulo tem diversas ações para os idosos

Entre elas o Bilhete Especial que oferece acesso gratuito aos usuários com mais de 65 anos

sáb, 27/09/2003 - 13h29 | Do Portal do Governo

No momento em que a população brasileira comemora a aprovação do Estatuto do Idoso pelo Senado, a Companhia do Metrô, empresa do Governo do Estado de São Paulo, tem contribuído com a concessão de diversos benefícios como o Bilhete Especial do Idoso e na implantação da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (estação República) e de assentos reservados nas suas composições.

Bilhete Especial

O Bilhete Especial do Idoso do Metrô – que permite o acesso gratuito aos usuários com ou mais de 65 anos de idade- é um dos benefícios de maior alcance social, com cerca de 305 mil bilhetes, em utilização.

Tem direito ao bilhete do Idoso do Metrô, todo cidadão, homem ou mulher -inclusive estrangeiros-, com 65 anos de idade, ou mais.

Para obtê-lo basta que o interessado compareça, pessoalmente, à loja 1 da estação Marechal Deodoro (linha 3-Vermelha), entre 8h30 e 16 horas, de segunda a sexta-feira, e apresente um documento de identificação, preferencialmente a Cédula de Identidade (RG).

No posto, após prestar informações, a pessoa obterá o seu bilhete especial, na hora, sem nenhum ônus.

O Bilhete tem validade para 180 dias, a partir da sua data de expedição. Terminado esse período, poderá ser revalidado em qualquer uma das 52 estações do sistema.

A Companhia do Metrô lembra que o Bilhete do Idoso, como todos os demais bilhetes especiais, é de uso pessoal e intransferível.

Delegacia do idoso

Com o objetivo de agilizar o atendimento aos idosos vítimas de crimes como abandono, maus tratos e violência na Capital, a Companhia do Metrô, por meio da Secretaria da Segurança Pública, inaugurou em 29 de abril de 1992, a primeira Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso do país, no mezanino da Barra Funda.

Desde o dia 1º de outubro do ano passado, a Delegacia passou a atender na estação República (linha 3-Vermelha).

O horário de atendimento ao público é das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3256-3540 ou 3237-0666.

Assentos reservados

Em atendimento a Lei Municipal nº 11.248 (1º/10/92) e a Resolução STM nº 07 (24/09/91), da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que instituíram a reserva de assentos para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais nos sistemas de transporte coletivo da Capital, o Metrô, implantou a reserva de 52 lugares, nos primeiro trens e 48, nas novas composições.

Para o cumprimento e sucesso dessa medida, o Metrô instituiu uma série de ações contínuas, como a pintura dos bancos na cor cinza; reforço da comunicação visual, que se localiza acima dos bancos reservados; campanha educativa periódica, por intermédio de folhetos, cartazes e também de emissão de mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e trens.

Além da alta qualidade dos serviços prestados pelos seus funcionários -reconhecida em recente pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), como o serviço público de melhor avaliação-, o Metrô de São Paulo desenvolve inúmeros projetos de adequação em todas as suas dependências, que visam a eliminação de barreiras que dificultam os deslocamentos das pessoas no sistema, principalmente as de necessidades especiais.

Departamento de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo