Cidadania: Mais de 600 presidiárias participaram das semifinais do concurso Miss Penitenciária

Dez unidades prisionais femininas do Estado foram palco das melhores nos quesitos prosa, verso, beleza e simpatia

seg, 07/11/2005 - 20h08 | Do Portal do Governo

Dez unidades prisionais femininas do Estado de São Paulo foram palco das semifinais da 2a edição do concurso Reescrevendo o Futuro – Cidadania Hoje para Viver Melhor o Amanhã. Das 3,9 mil reeducandas em unidades da Secretaria da Administração Penitenciária, 603 se inscreveram na competição nos quesitos prosa, verso, beleza e simpatia. No ano passado, 404 concorreram.

A primeira etapa ocorreu simultaneamente nas unidades prisionais da Capital, Butantan, Tatuapé, Campinas, Tremembé, Ribeirão Preto e nos Centros de Ressocialização de São José dos Campos, Araraquara, Rio Claro e São José do Rio Preto.

Fernanda Maria de Jesus, eleita Miss Penitenciária 2004, está em liberdade e define sua participação como algo que marcou sua vida. No próximo mês, passará a faixa à sua sucessora. Mais especificamente na capital, as reclusas da equipe de apoio iniciaram os preparativos logo cedo para o desfile, que começou às 14 horas.

Durante toda a manhã, trabalharam dobrado para dar conta da produção diária das oficinas. Foram selecionadas concorrentes às quatro categorias do concurso dos quatro pavilhões.

A passarela foi montada na capela da penitenciária e contou com platéia de 250 detentas com direito a faixas, gritos de torcida, pompons e bexigas, convidados e um de jurados que não desgrudava os olhos dos textos apresentados e lidos por elas e das garotas que concorriam à misse beleza e simpatia.

Aplausos

A apresentação ficou por conta do cabeleireiro Julinho do Carmo, que anunciou a sua primeira reportagem realizada nos Estados Unidos: “Fui convidado a gravar na América e vou fazer minha primeira matéria nesta casa, com todas vocês”, disse, arrancando aplausos das detentas e dos sete jurados.

A presidiária Flávia Dias, 35, pela segunda vez conquistou o 1º lugar na categoria verso. Carla Menezes, 35, foi a semifinalista do quesito prosa. Como Miss Simpatia venceu Agda Pereira de Paula, 27. Na opinião dos jurados, a mais bonita da unidade foi a angolana Angelica Mazua, 23, que disputará a final do Miss Penitenciária 2005, no dia 24. No ano passado, a final teve a participação de artistas como jurados. Para o concurso de 2005, grande festa está sendo organizada.

Regina Amábile da Agência Imprensa Oficial
C.A.