Cidadania: Itesp promove curso de primeiros-socorros em quilombo

O objetivo é capacitar monitores do próprio quilombo para o atendimento aos turistas

seg, 22/09/2003 - 20h02 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove nesta terça-feira, dia 23, um curso de primeiros socorros na comunidade quilombola de Caçandoca, em Ubatuba. A iniciativa faz parte do projeto de capacitação em ecoturismo desenvolvido na comunidade.

O curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros a partir das 10 horas e deve durar o dia todo. O objetivo é capacitar monitores do próprio quilombo para o atendimento aos turistas que freqüentam as praias e trilhas de Caçandoca.

Iniciado no começo do ano, o projeto de capacitação em ecoturismo já levou à comunidade um curso de formação de guias turísticos, realizado nos dias 7 e 8 de julho, do qual participaram 15 pessoas. O projeto atende a uma reivindicação dos próprios moradores, como forma de oferecer alternativas de geração de emprego e renda.

Técnicos do Itesp constataram no início do ano, a existência de um mercado promissor para o turismo ecológico na região. Muitos turistas atravessam o território da comunidade em atividades promovidas por agências da capital, cujos pacotes não saem por menos de R$ 100. Esses visitantes acabam perdendo a chance de conhecer um pouco da história e cultura do quilombo.

Além de revelar aos turistas as principais atrações da região, como cachoeiras, praias, trilhas e ruínas de antigas fazendas, os guias deverão promover a conscientização ambiental, mostrando a relação harmoniosa que a comunidade mantém com o meio ambiente. Caçandoca localiza-se em uma área de mata atlântica bastante preservada que, segundo os moradores, já teria dado lugar a um condomínio fechado se não fosse a existência do quilombo.

Helton Ribeiro da Secretaria da Justiça
C.A.