Cidadania: Itesp ministra curso de processamento artesanal da mandioca

Curso começa nesta quarta-feira, dia 27, em Martinópolis

qua, 27/07/2005 - 9h22 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira, 27 de julho, no Salão Paroquial de Martinópolis, o curso de processamento artesanal de derivados e uso culinário da mandioca, promovido pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Ministrado pelo analista de desenvolvimento agrário Paulo Bitencourt Guanaes, o curso tem como objetivo capacitar 25 produtores dos assentamentos Chico Castro Alves, Nova Vida e Nova Conquista. Os participantes vão aprender a aproveitar melhor a mandioca, principal produto dos assentamentos.

Para Guanaes, o aprendizado vai ser muito útil aos assentados. ‘A mandioca é um alimento muito rico. No curso, ensinamos cerca de 50 receitas, que vão melhorar a qualidade alimentar dos assentados’, aposta. Composto de aulas práticas e teóricas, o curso se estende até o dia 29 de julho, sexta-feira.

Festa da Mandioca

No último final de semana foi realizada a 3ª Festa da Mandioca em Rosana, no assentamento Gleba XV de Novembro. Os visitantes puderam conhecer os mais variados pratos feitos à base de mandioca, como salgados, tortas, bolos e sopas.

A maioria das receitas foi aprendida nos cursos de derivados de mandioca oferecidos pelo Itesp. Outras foram criadas pelos próprios assentados, como a sopa de mandioca com curry, feita por Marines Bernardes, moradora do assentamento Nova Pontal.

‘O mais importante é manter a tradição e mostrar à população que sabemos utilizar a matéria-prima produzida nos lotes. Não estamos aqui pelo lucro”, explica a assentada Vera Leão. Realizado no centro comunitário do Setor II da Gleba XV, o evento contou com apoio do Itesp.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

J.C.