Cidadania: Ipem-SP tem nova sede regional no Vale do Paraíba

Inauguração acontece nesta quinta-feira, dia 28, em São José dos Campos

qui, 28/07/2005 - 9h31 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 28, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) inaugura sua nova Delegacia de Administração Regional, em São José dos Campos. A nova sede do Ipem-SP está localizada no Complexo Tecelagem Parahyba, no bairro de Santana, local onde já se encontram vários órgãos públicos.

A mudança é mais um passo em direção às renovações da autarquia a fim de atender com maior agilidade a população do Vale do Paraíba, uma das principais regiões econômicas do Estado.

Em São José, a regional do Ipem-SP é a quarta maior entre as demais 13 DARs estaduais. Conta com o trabalho de 15 servidores públicos. Os 41 municípios do Vale são atendidos por eles que seguem um calendário de fiscalizações definido mensalmente. Todos os locais passíveis da interferência do Instituto como: padarias, postos de combustíveis, supermercados etc, são fiscalizados pela autarquia pelo menos uma vez por ano.

Em 2005, até junho, os metrologistas do Ipem-SP contabilizam um total de 9.289 instrumentos verificados na região. Ano passado, mais de 25 mil instrumentos foram fiscalizados. As bombas de combustível dão uma idéia do trabalho diário dos metrologistas. Até junho, último levantamento estatístico no setor, os fiscais em São José fiscalizaram 1.670 bombas de um total de 3.656 existentes em todo o Vale. Ou seja, mais de 45% das bombas já foram inspecionadas. Desse total, 231 foram reprovadas por erros metrológicos fosse pela quantidade de combustível fornecida a menos (uma irregularidade gravíssima) ou por vidros quebrados, mangueiras fora das especificações exigidas, deslacração etc, problemas esses que não interferem no abastecimento, mas devem ser corrigidos.

Em todo o Vale do Paraíba há 539 auto postos e até o final do ano todos eles serão fiscalizados dentro da ação do Ipem-SP. Isso sem contar com as ações do Governo do Estado na operação De Olho na Bomba, a qual o Ipem-SP integra junto a outros órgãos governamentais, em um esforço conjunto no combate à fraude de combustível no Estado.

A nova regional do Ipem-SP em São José tem ainda a capacidade técnica para colocar em funcionamento um laboratório de pré-medidos – produtos embalados ou envasados na ausência do consumidor final entre eles alimentos, material escolar, de construção etc. As instalações já estão prontas e os equipamentos disponíveis. É um projeto da administração do Instituto que, ao finalizar algumas necessidades burocráticas, iniciará essa atividade pela regional no Vale.

Atualmente, é de responsabilidade da capital a fiscalização dos produtos pré-medidos comercializados na região. Entretanto, quando uma das regionais do Ipem-SP é tecnicamente capaz de efetuar esse trabalho, a população local ganha em presteza no atendimento às suas necessidades.

IPEM-SP

O Ipem-SP é o órgão que garante, no Estado, a aplicação e cumprimento da legislação da metrologia legal vigente no país. Em outras palavras, o Instituto de Pesos e Medidas é responsável pela fiscalização e verificação de todos os instrumentos de medir (bombas de combustível, balanças, taxímetros etc); do transporte de produtos perigosos (ácidos, combustíveis e gases); mercadorias têxteis; do acompanhamento da correta utilização da simbologia aos produtos de certificação compulsória (preservativos, brinquedos, capacetes etc) entre outros.

Em termos gerais, o Ipem-SP garante ao cidadão a correta comercialização de produtos com algum peso, volume ou comprimento e prestação de serviços de medição, assim como exerce uma fundamental atuação na área de saúde e meio ambiente ao lidar com instrumentos como o esfigmomanômetro, popularmente conhecido como medidor de pressão arterial.

Por ano, o Ipem-SP fiscaliza mais de dois milhões de instrumentos no Estado. O Ipem-SP é o maior e mais bem equipado Instituto de Pesos e Medidas do país. São 1.200 funcionários entre diretos e indiretos distribuídos em 13 Delegacias de Ação Regional, na capital e nas principais regiões do Estado. O Ipem-SP possui, ainda, um Centro Tecnológico – CETEC – equipado para ensaios técnicos e aferições de instrumentos industriais (termômetros clínicos ou industriais são exemplos); e ítens de segurança como bafômetro.

É possível obter outras informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Ipem-SP através do telefone da ouvidoria do Instituto: 0800 130 522, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado. Outra forma de contatar o Ipem-SP é pelo: www.ipem.sp.gov.br. O ouvidor do Instituto também pode ser acionado pelo: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Data: Quinta-feira, 28 de julho de 2005
Horário: 16 horas
Local: Av. Olivo Gomes, nº 100 – Santana – São José dos Campos/SP

Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP