Cidadania: Ipem-SP reúne comércio e indústria de Bauru em defesa dos consumidores

Encontro é marcado pelo desejo de criar formas de trabalho educacionais e preventivas

qui, 24/11/2005 - 13h19 | Do Portal do Governo

Conscientização de produtores, revendedores e consumidores foi uma das principais preocupações registradas na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, durante a reunião promovida pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com associações e sindicatos de Bauru e região.

As duas horas do encontro foram marcadas pelo desejo conjunto de criar formas de trabalho educacionais e preventivas integradas entre o setor produtivo do comércio e indústria e a atuação das atividades do Instituto de Pesos e Medidas.

“Educar é a maneira de evitar problemas futuros”, refletiu durante as conversas o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Bauru, Evaristo Rodriguez Gonzalez. Ele fala oportunamente por saber da influência direta das atividades do Ipem-SP no setor o qual ele representa nessa região. É de responsabilidade do instituto, por exemplo, a fiscalização das balanças utilizadas nas padarias, assim como o controle do peso do pão francês, um item essencial em qualquer tipo de padaria.

Esta semana, inclusive, três padarias de Bauru foram autuadas por comercializarem o pão abaixo do peso estabelecido de 50 gramas. Uma delas cometia uma infração elementar, a venda do pão francês por quilo e sem afixar, junto ao local da compra, um cartaz informando essa prática. A lei exige a colocação desse cartaz, uma forma de alertar ao consumidor a maneira pela qual eles adquirem o produto. “O empresário sem o consumidor não existe”, considerou, ainda, Gonzalez, ciente da importância do bom e
correto atendimento para a manutenção de uma clientela.

Estiveram ainda no encontro dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), da Associação Paulista de Supermercados – Regional Bauru, dos Sindicatos de Comércio de Derivados de Petróleo, Sincopetro e dos Taxistas, Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bauru e Região.

Todos eles levantaram questionamentos relacionados às suas áreas de atuação e discutiram maneiras de melhorar os serviços oferecidos à sociedade. Caso do Presidente do Sincopetro local, Wagner Siqueira, que debateu a possibilidade de um controle mais rígido no combate às adulterações de combustível

“O Ipem poderia estudar uma forma de ampliar a fiscalização dos postos fazendo exames de qualidade do combustível no momento da inspeção do funcionamento da quantidade de combustível abastecida nos carros”, comentou Siqueira.

Há 38 anos o Ipem-SP analisa a metrologia das bombas de combustível e desde 14 de dezembro do ano passado, ao integrar a força de trabalho organizada pelo Governo do Estado no combate à adulteração de combustíveis pela operação De Olho na Bomba, desenvolve em parceria com outros órgãos do Governo do Estado essa a análise concomitante à da metrologia das bombas e qualidade do combustível fornecido.

Já Livette Nunes Carvalho, diretora da ACIB, ressaltou os bons resultados das parcerias de sua entidade com outras instituições – Procons municipais e OAB – em trabalhos educacionais. “Nos surpreendemos como as crianças, por exemplo, compreendem as relações de consumo e as utilizam em suas vidas”.

A reunião dessa quarta-feira foi conduzida pelo ouvidor do instituto, Antônio Lourenço Pancieri, e pelo Supervisor da Regional do Ipem-SP em Bauru, Luiz Antonio Brizzi. Ela é parte das atividades feitas nesta semana (de 21 a 25/11) na cidade de Bauru, onde são fiscalizados: padarias, postos de combustível, lojas de departamento e armarinhos do comércio local etc.

Na próxima sexta-feira, 25 de novembro, está agendada uma nova reunião na sede do Ipem-SP, a partir das 10 horas, com as entidades da área de defesa do cidadão. A reunião marcará, ainda, a conclusão dos trabalhos da semana de fiscalizações intensas na cidade.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e e da Defesa da Cidadania

J.C.