Cidadania: Ipem-SP registra queda nas autuações de veículos-tanque em julho

Comparação é feita com base nos dados de julho de 2004

seg, 01/08/2005 - 14h29 | Do Portal do Governo

As fiscalizações em caminhões-tanque, em julho, realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, revelaram queda proporcional de 6,2% no número de autuações em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2005, 52 dos 238 veículos verificados receberam auto de infração, o equivalente a 21,8%, já no ano passado, 80 dos 285 caminhões foram autuados – 28%.

De acordo com o chefe de divisão técnica do Ipem-SP, Fábio de Campos, essa diminuição explica-se pelo contínuo trabalho do Instituto nas estradas paulistas. “A intensificação das atividades do Ipem-SP no setor conscientiza tanto os embarcadores quanto os transportadores aos devidos cuidados necessários com os veículos”, afirma Campos, que destaca também a importância da presença da polícia em todas as fiscalizações.

Outra diminuição estatística, essa menos significativa, foi registrada na apreensão dos Certificados de Inspeção de Produtos Perigosos, CIPP’s – documento obrigatório para o transporte de cargas perigosas (ácidos, combustíveis e gases ) em todo o país. Em 2004, 28 motoristas (9,8%) tiveram o documento apreendido, em julho, contra os 22 (9,2%) do mesmo período neste ano.

Problemas com freios, pneus ou vazamentos de qualquer intensidade podem resultar na retenção do CIPP. “Alguns caminhões não têm freio algum e, ainda por cima, muitos deles possuem vazamentos. Quem sofre com isso é a população e o meio ambiente”, ressalta Campos. Para poderem voltar a trafegar, os motoristas os quais tiveram o certificado apreendido deverão levar seus caminhões para uma nova vistoria realizada em qualquer Instituto de Pesos e Medidas do país.

As autuações aplicadas pelo órgão variam de uma advertência a uma multa cujo valor vai de R$ 400 a R$ 2.500, dobrando em caso de reincidência. Contudo, cada caso é analisado individualmente e os proprietários dos caminhões autuados têm até dez dias, a partir da data da penalização, para apresentar uma justificativa junto à Superintendência do Ipem-SP.

Vale lembrar, todo o trabalho realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas nas estradas do Estado possuem o apoio das polícias Militar e Rodoviária, responsáveis pela análise dos documentos dos veículos e dos motoristas.

As fiscalizações realizadas pelo Ipem-SP tem caráter preventivo, como destacou Fábio de Campos, os maiores prejudicados em acidente envolvendo caminhões-tanque são os cidadãos e o meio ambiente. Alguns exemplos de acidentes nas estradas demonstram a possibilidade de grandes perdas geradas pelo vazamento da carga transportada.

Em maio uma carreta carregada de nitrato de amônia, produto altamente oxidante, tombou na avenida dos Bandeirantes, em plena zona Sul da capital Por sorte, a amônia não entrou em contato com nenhum lençol freático nem com nenhuma pessoa, pois se isso tivesse ocorrido a amônia poderia ter provocados lesões no corpo, complicações respiratórias e irritações na pele assim como ter contaminado o leito do rio.

Ainda em maio, um veículo-tanque carregado com álcool tombou na estrada José Schiavotello, em Buritizal, cidade a 420 km da capital paulista, região nordeste de São Paulo. Grande parte do combustível vazou pela rodovia e seguiu em direção a um canavial próximo ao local. O corpo de bombeiros conseguiu isolar a área atingida e evitou maiores danos ao meio ambiente. Nenhum incêndio de grandes proporções foi registrado. Como álcool é uma substância altamente inflamável caso uma fagulha ou brasa de cigarro tivessem entrado em contato com o líquido derramado, por exemplo, o risco de uma grande queimada seria inevitável. O motorista do caminhão, contudo, foi a grande vítima do acidente. Morreu preso às ferragens.

Dúvidas, sugestões e reclamações sobre esse e outros assuntos do Ipem-SP podem ser obtidos pelo telefone da ouvidoria do Instituto: 0800.13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado. Outra forma de contato é pelo ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. No www.ipem.sp.gov.br também é possível acessar outros detalhes das atividades desenvolvidas pelo Instituto.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP

J.C.