Cidadania: Infocentro de Registro assegura acesso à internet para mais usuários

Unidade está em funcionamento há quatro meses

seg, 09/09/2002 - 11h05 | Do Portal do Governo

Devido a grande procura desde que foi instalado, no prédio do Departamento do Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal, o Infocentro de Registro está passando, a partir desta segunda-feira, dia 9, de 1 hora para 30 minutos o tempo máximo de permanência por pessoa conectada à rede. Com esta medida, o serviço passa a funcionar com as características originais do projeto Acessa São Paulo, desenvolvido pelo Governo do Estado em municípios do Interior.

O principal objetivo do Acessa São Paulo é facilitar o acesso da população na utilização de serviços públicos através da internet, como adquirir segundas vias de contas, imposto de renda, pagamentos de fundo de garantia, etc. De acordo com o diretor do Departamento do Bem-Estar Social de Registro, Nilson Rezende Lara, o sistema está em funcionamento há quatro meses atendendo, diariamente, cerca de 40 pessoas.

O Infocentro de Registro disponibiliza cinco computadores ligados em rede e todo o acompanhamento dos usuários é feito por dois monitores. ‘Eles estão preparados para auxiliar os usuários e esclarecer possíveis dúvidas. Mesmo que a pessoa nunca tenha mexido num computador, eles orientam e ensinam os procedimentos básicos para o primeiro acesso’, explica Nilson.

Ele acrescenta que o Infocentro também está disponível para que os professores das escolas de Registro levem e incentivem seus alunos, que não tenham acesso à internet, a frequentar o local para realizar pesquisas escolares. ‘Com isso queremos diminuir a exclusão digital, fazendo com que estas crianças e adolescentes tenham o hábito e saibam como lidar com a internet, possuindo assim melhores condições para se colocar no mercado de trabalho’.

Para Fabíola Leffa, 22 anos, somente com o Infocentro de Registro ela teve a oportunidade de conhecer a internet e, agora, costuma ir diariamente ao local para conferir seus e-mails, entrar em sites de jornais e revistas e saber quais as últimas novidades por meio da rede mundial. Um dos instrutores do local, Edimir Pontes de Almeida, informa que a maior parte dos interessados é composta por adolescentes, que antes nem conheciam um computador e, depois da primeira vez, costumam frequentar o Infocentro diariamente.

Como utilizar

Os interessados em utilizar a internet no Infocentro de Registro devem apresentar um documento de identidade e assinar o termo de adesão. No caso de usuários entre 11 e 15 anos, é necessário o acompanhamento do responsável para assinatura do termo. O Infocentro funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Registro