Cidadania: Inaugurado o primeiro escritório de combate ao tráfico de seres humanos do País

Iniciativa é da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

qui, 20/05/2004 - 18h15 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, inaugurou nesta quinta-feira, dia 20, o Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos para Fins de Exploração Sexual. Indústria que movimenta milhões de reais e escraviza meninas, mulheres e homens, o tráfico de pessoas fica atrás somente do comércio ilegal de drogas e armas.

A inauguração faz parte dos esforços dos governos Federal e Estadual para a defesa dos direitos humanos e tem como objetivo impedir uma das atividades mais rentáveis do crime organizado.

A iniciativa foi possível por meio de parceria com o Ministério da Justiça, e conta com o apoio do Consulado dos Estados Unidos da América, do Conselho Estadual da Condição Feminina e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), do Serviço da Mulher Marginalizada e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, Infância e Juventude (Asbrad).

Segundo Alexandre de Moraes, a inauguração do escritório só foi possível pela união dos esforços entre governo, organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada. “O tráfico de seres humanos é a terceira atividade mais rentável do crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de armas e de entorpecentes. Portanto, para combatermos essa prática é fundamental a união de todos”, afirmou. O escritório desenvolverá sobretudo um trabalho de coleta de dados para mapear as rotas do tráfico.

Também serão desenvolvidas ações educacionais e informativas, como a realização de seminários, cursos, campanhas, redação de cartilhas e folhetos explicativos sobre as formas mais comuns de aliciamento, do perfil das vítimas potenciais e das entidades internacionais que atuam no auxílio às vítimas desta prática.

Para o cônsul geral dos Estados Unidos, Patrick Duddy, o escritório funcionará como uma ponte de apoio para as organizações não-governamentais que lidam com a questão. “Parabenizo a iniciativa e os esforços para a erradicação deste problema”, afirmou o cônsul.

Leila Paiva, representante da Secretaria Nacional de Justiça, explicou que as mulheres, maiores vítimas desse tipo de tráfico, não recebem um atendimento personalizado, sendo encaminhadas para delegacias comuns. “Com a inauguração do escritório, formaremos uma rede com a sociedade civil, ONGs e governo para formar um fluxo de atendimento às vítimas do tráfico.” Disse ainda que o agenciador de mulheres para o tráfico tem um perfil que dificilmente desperta suspeitas. “Geralmente, são homens bem vestidos, entre 30 e 50 anos, que oferecem trabalho no exterior. Facilmente, se aproximam das mulheres, pois não geram suspeitas. Tornar público o perfil desses agenciadores será também um dos objetivos do escritório.”

Serviço:
Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos
Páteo do Colégio, 148
Telefone: (0xx11) 3241-4291

Juliana Parlato
da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

C.A.