Cidadania: Idosos resgatam infância com livro sobre histórias de vida editado pelo Estado

Iniciativa pioneira envolve freqüentadores do Centro de Referência do Idoso

qui, 25/09/2003 - 9h53 | Do Portal do Governo

Um espaço para conversas e resgate de identidades pessoais e culturais. Esse é o enfoque de ‘Conversas e Memórias – Fragmentos’, livro que surge como iniciativa de um grupo de 12 idosos, freqüentadores do Centro de Referência do Idoso (CRI), da Secretaria de Estado da Saúde. São pessoas com mais de 60 anos, de origem humilde, moradores da Zona Leste da Capital, algumas de outros Estados, com muita história para contar.

O projeto do livro foi desenvolvido em uma oficina semanal. Por meio de estímulos – uma música, um conto, uma poesia, um curta-metragem ou um passeio – o grupo foi convidado a relatar experiências de vida, como memórias de infância, da família, do casamento, do nascimento dos filhos e de atividades profissionais, fossem os fatos alegres ou tristes.

Ao narrar suas histórias, os participantes trouxeram à memória sentimentos e sensações vividos, passando a refletir sobre suas experiências. Um exercício de resgate da identidade de cada idoso. Tudo era válido. Um sonho, uma casa em que morou, a casa onde gostaria de ter morado, um bilhete que escreveu, a perda de uma pessoa querida, o casamento, os filhos, as loucuras que vivenciaram.

As histórias mais significativas e interessantes foram selecionadas pelos próprios autores, gravadas e transcritas. Posteriormente, os textos foram trabalhados de forma literária, revisados e compilados em um livro de crônicas, que está sendo lançado no momento em que o CRI completa dois anos de serviços gratuitos à terceira idade, nas áreas médica, de convivência e lazer.

‘É uma iniciativa pioneira, de grande contribuição para os debates em torno do envelhecimento com qualidade de vida’, afirma a diretora do CRI, Rosa Maria Barros dos Santos. ‘Conversas e Memórias – Fragmentos’ tem 80 páginas, impressas pela Imprensa Oficial do Estado. A distribuição é gratuita.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.