Cidadania: Idoso da Zona Leste da capital entra no ‘mundo virtual’

Cerca de 60 idosos utilizam diariamente o serviço do Infocentro

ter, 02/08/2005 - 10h24 | Do Portal do Governo

Modelo no tratamento gratuito de idosos para todo o Brasil, o Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona leste, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, continua inovando em atividades voltadas à terceira idade.

Agora a ‘nova onda’ entre os freqüentadores do CRI de São Miguel Paulista é navegar na internet. Para isso o CRI disponibiliza para seus pacientes o Infocentro, um setor equipado com 10 computadores e dois instrutores, que se revezam em dois turnos, para atender e auxiliar os usuários.

Cerca de 60 idosos por dia, entre homens e mulheres, procuram esse serviço para diversas utilidades como: envio de e-mail, consulta ao Imposto de Renda e processos judiciais, emissão de vias de contas de luz e telefone, Boletim de Ocorrência, pesquisas e até mesmo salas de bate-papo onde procuram novas amizades.

Para o diretor Paulo Sérgio Pelegrino, o CRI é fundamental para tirar idosos da ociosidade. ‘São quase quatro anos de sucesso. Esse tipo de atividade ajuda no controle da ansiedade, além de trabalhar a coordenação motora dos idosos. Isso reflete na saúde do paciente’, afirma.

Neste mês de julho o centro bateu a marca de 800 mil atendimentos. São 15 especialidades médicas e nove especialidades assistenciais, como odontologia e fisioterapia. Mas não é só isso. Ainda oferece um centro de convivência completo, com oficinas de artesanato, aulas de alfabetização, violão e canto, entre outras. Às sextas-feiras acontece o tradicional baile da terceira idade, que costuma reunir semanalmente cerca de 600 pessoas.

O Infocentro fica no Centro de Referência do Idoso, localizado na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 – São Miguel Paulista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19horas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.