Cidadania: Escreve Cartas participa de projeto de escolas na Zona Sul

Novas turmas das 7ª e 8ª séries dos colégios estão dando continuidade ao programa

sex, 11/04/2003 - 16h36 | Do Portal do Governo

O trabalho desenvolvido pelo Programa Escreve Cartas do Poupatempo, em 2002, serviu de inspiração para a elaboração de um projeto conjunto do Colégio Friburgo e da Escola Estadual Paulo Setúbal, ambos localizados na Zona Sul da Capital, em parceria com o Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro.

O projeto foi realizado em duas frentes diferentes: uma consistiu na troca de cartas entre os alunos da 7ª série do Ensino Médio dos dois colégios, sob acompanhamento e avaliação das professoras de Língua Portuguesa. A outra, na troca de correspondências entre os estudantes da 8ª série do Colégio Friburgo e os idosos abrigados nos asilos atendidos pelo Programa Escreve Cartas.

Como conseqüências da iniciativa podem-se destacar a interação dos adolescentes de um colégio particular (Friburgo) com os de uma escola pública (Paulo Setúbal), e o resgate do valor social da carta como meio de comunicação.

Para Luís Agune, Gerente do Poupatempo Santo Amaro, o diálogo entre jovens e idosos também é bastante positivo. ‘Muitos deles não têm parentes ou recebem visitas, por isso as correspondências são muito bem-vindas, e de outro lado, a partir desta experiência, os estudantes passarão a ter maior respeito pela pessoas da terceira idade’.

Neste ano, as novas turmas das 7ª e 8ª séries dos dois colégios estão dando continuidade ao programa.

Encontro

Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, está sendo promovido um encontro entre os 62 estudantes da 7ª série das duas escolas que se corresponderam no ano passado. também estão presentes o Gerente do Poupatempo Santo Amaro, Luís Agune, e coordenadores do Programa Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro. O encontro está sendo realizado no Colégio Friburgo, na Av. João Dias, 242, desde às 13 horas.

Em breve, mas ainda sem data definida, acontecerá também um encontro dos estudantes da 8ª série do Colégio Friburgo e os seus correspondentes dos asilos, quando os alunos visitarão os idosos nas instituições em que residem.

Escreve Cartas

O Programa Escreve Cartas, lançado em outubro de 2001, é resultado de uma parceria entre o Poupatempo e os Correios. O atendimento do programa é realizado por voluntários nos Postos Poupatempo Santo Amaro e Itaquera.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

C.C.