Cidadania: Escola faz campanha para doação de sangue

Neste sábado, dia 03, a Escola Estadual Ascendino Reis se transforma em posto de coleta

qui, 01/09/2005 - 11h03 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, 3 de setembro, a Escola Estadual Ascendino Reis, no Tatuapé, zona leste de São Paulo, se transforma em um posto de coleta para doação de sangue. Trata-se do projeto Gotas Voluntárias, criado pela escola com o objetivo de conscientizar os alunos dos problemas sociais de sua comunidade e de seu papel como cidadãos na luta para solucionar esses problemas.

Criado em 2003, o projeto envolveu 1.800 alunos e incluiu visitas a um hemocentro, onde os jovens receberam orientações sobre a doação de sangue e sua importância para salvar vidas. Depois, os alunos criaram um slogan para a campanha de doação e fizeram panfletos, faixas e cartazes para incentivar a comunidade a doar sangue na escola. O material foi distribuído pelos alunos no bairro. A ação envolveu toda a escola e professores de diferentes disciplinas aproveitaram para relacionar o tema do projeto ao conteúdo de aulas de biologia, redação, dados estatísticos, fatos históricos etc. No dia marcado, os alunos definiram a forma de atendimento, ajudaram a equipe médica a montar a aparelhagem, recepcionaram os doadores, organizaram as filas de espera e agradeceram aos voluntários.

O projeto rendeu à escola o prêmio Escola Voluntária, concedido pela Rádio Bandeirantes. Agora, a campanha da Escola Estadual Ascendino Reis será encampada pelo programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais aos sábados e domingos com atividades de lazer, esportes, saúde e qualificação profissional para a comunidade. A coleta será feita neste sábado, das 9 às 17 horas, na escola, rua Tuiuti, 2.865.

Serviço

Projeto Gotas Voluntárias

Doação de sangue na Escola Estadual Ascendino Reis

Data: Sábado, dia 1º de setembro
Hora: das 9 às 17 horas
Local: Escola Estadual Ascendino Reis
Rua Tuiuti, 2.865, Tatuapé

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.