Cidadania: EMTU participa da campanha pelo fim da violência contra a mulher

Objetivo desse movimento é sensibilizar homens e organizações sobre o tema

sex, 28/11/2003 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU – participa da Campanha Brasileira do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher – organizada, em São Paulo, pelo Conselho Estadual da Condição Feminina.

O evento é coordenado por um Comitê Gestor formado por diversas ONG´s ligadas à causa da mulher e da família. Além de patrocínios, a campanha em São Paulo conta com o apoio da EMTU, ARTESP, Assembléia Legislativa e Imprensa Oficial do Estado.

A EMTU está providenciando a fixação de cerca de 4 mil cartazes na frota de ônibus urbanos que operam as linhas intermunicipais nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e nos Terminais de Integração do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara.

O objetivo desse movimento é sensibilizar homens e organizações sobre o tema e mobilizá-los pelo fim da violência, envolvendo-os em ações ligadas à saúde, educação, trabalho, ação social, justiça segurança pública e direitos humanos.

Origem

A Campanha do Laço Branco foi criada a partir de um trágico episódio ocorrido na Escola Politécnica de Montreal (Canadá), em 1989. Um homem entrou em uma sala de aula e pediu para que os rapazes da turma se retirassem.

As 14 mulheres que permaneceram foram mortas com tiros à queima roupa. Em seguida, ele suicidou-se deixando uma carta na qual dizia seu ato era em razão de suportar a idéia de ter mulheres estudando naquela escola para exercerem profissões que, na opinião dele, eram exclusivamente masculinas.

A campanha já se estendeu por mais de 30 países, entre eles, Estados Unidos, Espanha, Noruega, Austrália, Namíbia, Finlândia, Japão, Dinamarca e Suécia, entre outros. A primeira no Brasil foi lançada em novembro de 1999, em Brasília.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
C.A.