Cidadania: Comunidade quilombola de Mandira recebe o programa Universidade Cidadã

Primeira reunião de trabalho será realizada nesta terça-feira, dia 7

seg, 06/01/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

Com uma reunião às 13 horas no escritório da Fundação Instituto de Terras (Itesp) em Pariquera Açu, começa nesta terça-feira, dia 7, a implementação do programa Universidade Cidadã na comunidade quilombola de Mandira, em Cananéia, litoral sul do Estado.

Um grupo de alunos da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) ficará na comunidade de quarta-feira, dia 8, até o dia 26 deste mês, ajudando a elaborar e implantar projetos de desenvolvimento na comunidade. O programa Universidade Cidadã será implementado na comunidade graças a uma iniciativa do Itesp e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). A princípio, a idéia era apenas desenvolver um trabalho de marketing para a Cooperostra, cooperativa formada majoritariamente por moradores de Mandira. Mas, em reunião entre a comunidade, professores da ESPM e técnicos do Itesp, no final de novembro, surgiram outras propostas, como o turismo ecológico.

‘Hoje, nós não temos nenhum controle do fluxo de turistas em nossas terras. Mas queremos ter esse controle’, disse Francisco de Sales Coutinho, uma das lideranças da comunidade e presidente da Cooperostra. O professor Carlos Frederico, da ESPM, sugeriu o resgate de tradições africanas, como por exemplo a culinária típica, que pode ser oferecida aos visitantes. Para ele, é grande o potencial turístico da comunidade. No ano passado, a Cooperostra recebeu prêmio de U$ 30 mil da ONG americana The Nature Conservancy (TNC) pelo projeto de manejo sustentável dos mangues de Cananéia. A entrega do prêmio ocorreu durante o Fórum Rio +10, realizado em Johannesburgo.

Do Grupo de Comunicação do Itesp

R.K.