Cidadania: Começa exposição no Hospital do Servidor para humanização da cura

A História da Terra é 3ª mostra realizada no HSPE, com o objetivo de recuperar a auto-estima dos pacientes

sáb, 12/07/2003 - 12h58 | Do Portal do Governo

Até o final do mês, pacientes, visitantes e funcionários do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) poderão apreciar exposição sobre a História da Terra. Essa é uma das atividades integrantes do programa de humanização ‘Convalescença pela Arte’, implantado há três meses pelo novo superintendente do instituto, médico Mílton Flávio Marques Lautensclager.

Essa é a terceira mostra realizada no hospital. A primeira abordou o tema ‘História do Cinema Brasileiro’ e a segunda, o ‘Feminismo no Brasil’. A História da Terra desde sua formação (há 15 bilhões de anos com o Big Bang) está retratada em 20 painéis. O Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado produziu o material em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Na exposição, há informações sobre o atual sistema solar, minerais, meteoritos, placas tectônicas, entre outras.

‘Convalescença pela Arte é uma forma de cura em que a cultura é ponto fundamental’, afirma o curador, médico José Antônio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, também coordenador do programa.
As diversas atividades de humanização destinam-se a pessoas de todas as idades, desde aquelas em tratamento pediátrico, vascular, clínica médica até geriátrico. Os funcionários e internados da instituição também participam.

Coro de anjos

No início deste mês, 16 pacientes foram à Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, assistir ao concerto musical sob a regência do maestro Abel Rocha. Quando o Collegium Musicum de São Paulo – Concerto Coral começou, o assistido João de Barros, da Clínica Vascular, afirmou que era o ‘coro de anjos’.

Para a assistente social Sandra Maria Silva, coordenadora do Programa de Atenção ao Idoso, e Ana Maria Rodrigues, da Gestão de Pacientes, que os acompanhou, foi uma experiência positiva: ‘Eles amaram tudo: a Praça Júlio Prestes, o concerto. E isso é muito importante, porque se não fosse desse modo talvez eles nunca fizessem o passeio’, disse Sandra. ‘Apesar da simplicidade, o encantamento do passeio vale cada momento’, declarou Ana Maria.
Anteriormente, os pacientes visitaram a exposição da China, no Parque do Ibirapuera.

Interessados podem inscrever-se como voluntários até 24 de julho, pessoalmente, no HSPE – Rua Pedro de Toledo, 1.800. Procurar a AVOHSPE (Associação dos Voluntários do HSPE) – 1º andar, sala 166. Atendimento de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas, ou no Núcleo de Atendimento ao Cliente – sala 168, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Outras informações pelo telefone (11) 5088-8210.

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial

C.A