Cidadania: CIC oferece serviços à população de Francisco Morato

Centro de Integração de Cidadania, que está completando um ano, atende entre 15 e 20 mil pessoas por mês

qua, 28/04/2004 - 11h04 | Do Portal do Governo

Inaugurado em maio de 2003, o Centro de Integração de Cidadania (CIC) de Francisco Morato está completando um ano e exibe números invejáveis. Entre 15 e 20 mil pessoas são atendidas, por mês. Em janeiro, o recorde: 50.308 atendimentos, em razão do cadastro do usuário, pelo qual a pessoa passa a ter um único número nacional, que vai garantir seu acesso a todos os programas de ajuda. Ali já foram requisitadas mais de 200 mil segundas vias de certidão de nascimento.

“Chegamos a ter filas de dois quilômetros. Muitas pessoas que vinham para o cadastro, descobriam outras coisas para fazer aqui”, explica a diretora-técnica Maria Clara Sollero Lange.

O CIC é um espaço de ação integrada entre o governo do Estado e a comunidade. O objetivo é prestar serviços públicos de qualidade à população, que vão desde tirar documentos, como carteira de identidade e de trabalho, até resolver pequenos casos de polícia. A partir dos postos fixos, a administração pública fica cada vez mais presente na comunidade, atuando na prevenção e na solução de conflitos.

O de Francisco Morato atende a todos os municípios vizinhos e foi o primeiro a nascer de uma parceria que envolve os governos federal, estadual e municipal. “O CIC Morato passou a ser uma experiência onde as três esferas de governo estão presentes de forma integrada. Essa parceria traz uma abrangência muito maior de serviços. É o governo numa forma maior de governo”, garante Maria Clara.

Francisco Morato é município há 35 anos. A característica marcante da maior parte de sua população é a baixa escolaridade. Pessoas muito simples, que por isso têm dificuldade de se deslocar para trabalhar. Na sede do CIC, por exemplo, as placas indicativas nas portas são diferenciadas por cores, assim quem não sabe ler também consegue se orientar. “Quando inauguramos, eles não tinham coragem de entrar. ‘Mas eu posso entrar descalço’, foi a pergunta que ouvi diversas vezes quando inauguramos. Tive de ficar trabalhando mais de um mês na calçada, convidando as pessoas para entrar”, explica Maria Clara.

A diretora percebeu que talvez essa inibição fosse causada pela “ostentação” do prédio. É muito maior do que os que o rodeiam, é moderno, tem cores chamativas, além disso, foi construído e não adaptado. Moderno e de cores chamativas, destaca-se dentre o entorno humilde. “As pessoas tinham medo de entrar porque achavam o prédio muito chique”, lembra a diretora. Agora já se acostumaram e sempre que precisam de alguma ajuda e não sabem onde encontrar, procuram o CIC, que se tornou referência da cidade.

Serviços à disposição

O que diferencia o CIC Morato dos outros são os serviços prestados pela prefeitura, como o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal Antidrogas e o Procon, que lá é municipal. Os outros serviços prestados são: Delegacia da Mulher; Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt que emite carteira de identidade; Polícia Militar; Posto de Atendimento ao Trabalhador; certidão de nascimento; Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU); Serviço Social, mais especificamente no que diz respeito a transporte gratuito e saúde; e carteira de trabalho. Logo haverá mais ainda: “O Infocentro vai ser inaugurado em breve. Queremos trazer também o INSS, que não existe ainda na cidade”, afirma Maria Clara.

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)