Cidadania: Cepam promove seminário sobre acessibilidade

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 22

qui, 21/10/2004 - 12h58 | Do Portal do Governo

O Cepam, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea/SP, realiza nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, o 2º Seminário de Acessibilidade, sob o tema ‘Gestão Cidadã: Cidade Acessível’, em seu auditório (Av. Prof. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo – SP).

Buscando inserir a acessibilidade na formulação de políticas públicas e na promoção de ações inclusivas, o evento pretende discutir e esclarecer questões sobre legislação urbanística, eliminação de barreiras físicas, aplicação de normas técnicas, e, principalmente, abordar a importância de uma política de acessibilidade nos municípios.

Dirigido a prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários, responsáveis e técnicos de obras, planejamento, habitação, saúde e da área social, engenheiros, arquitetos e demais interessados, a abertura do Seminário será realizada pelos presidentes, Sílvio França Torres, do Cepam e José Eduardo de Paula Afonso, do Crea/SP.

Informações no Cepam pelos telefones (11) 3811-0435 e 3814-7253, ou e-mail para escola@cepam.sp.gov.br. As inscrições devem ser feitas com antecedência no site www.creasp.org.br

Programação

Na parte da manhã será desenvolvido o painel ‘Política Nacional de Acessibilidade’. O painel ‘Os compromissos públicos com a garantia da acessibilidade’ ocupa a parte da tarde do seminário.

Outro tema presente é a nova NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos). A norma, que acaba de ser divulgada, define um padrão brasileiro de sinalização, orienta e propõe mudanças quanto à declividade de rampas, piso tátil com definição para deficientes visuais.

O Cepam participou das discussões e elaboração da NBR 9050, que está disponível gratuitamente no site www.cepam.sp.gov.br

Referência para os municípios

Desde 1991, o Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – vem atuando nas questões da acessibilidade urbana, promovendo seminários, congressos e cursos que orientam e capacitam as administrações municipais no que diz respeito às modificações na legislação municipal para melhorar a acessibilidade, tudo em conformidade com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Participa, ainda de congressos e oficinas nacionais e internacionais.

Atuando junto ao Governo do Estado de São Paulo, o Cepam acaba de assinar o segundo contrato com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM num projeto de adequação das estações às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam/Fundação Prefeito Faria Lima