Cidadania: Centro de Integração de Francisco Morato ganha sala de leitura

Inauguração será nesta terça-feira, dia 11, às 16 horas

ter, 11/05/2004 - 9h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Secretaria da Cultura, inaugura nesta terça-feira, 11 de maio, às 16h, uma sala de leitura no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Francisco Morato. A iniciativa faz parte do programa São Paulo, um Estado de Leitores, projeto que promove a instalação de salas de leitura em regiões periféricas.

A Secretaria da Cultura fornecerá cerca de mil livros que farão parte do acervo e treinará voluntários que, posteriormente, trabalharão nas salas. A Secretaria da Justiça fornecerá o local para a instalação dessas salas e selecionará os voluntários.

Os interessados em fazer parte do projeto devem participar de workshops promovidos pela Secretaria da Cultura. Pelos serviços prestados, os voluntários receberão benefícios como auxílio-alimentação e vale-transporte.

Além desses voluntários, que farão o trabalho de documentação das obras do acervo, grupos de contadores de história cadastrados na Secretaria da Cultura realizarão atividades com crianças e adultos. Para as crianças, os contadores de história promoverão atividades lúdicas, com mágicos e palhaços. Os adultos poderão assistir leituras de textos e poesias.

Um estado de leitores

Após detectar que regiões periféricas não têm acesso aos livros, as secretarias da Justiça e da Cultura decidiram promover parcerias para instalar salas de leitura nesses locais. São aceitas doações de livros em bom estado de conservação.

O programa foi criado em abril do ano passado após a realização de um estudo dos municípios que não possuem bibliotecas. Segundo José Luiz Goldfarb, coordenador do programa, grande parte da população que mora em regiões carentes não tem acesso à leitura.

“As regiões periféricas são carentes de bibliotecas e a população desses locais não tem hábito de comprar livros. Portanto, a iniciativa tem como objetivo levar livros até essas regiões e promover o gosto pela leitura”, afirmou Goldfarb.

O programa já instalou quatro salas nos municípios de Ribeirão Corrente, Jeriquara, Engenheiro Coelho e Redenção da Serra. Também foram inauguradas salas de leitura nos postos da CDHU de Jardim São Luiz e Vila Iguatemi. “Até o final do ano, todos os CICs terão salas de leitura“, comenta o coordenador do projeto.

Para cada sala de leitura, o projeto prevê a doação de 500 a mil livros. “Recentemente, recebemos 180 mil livros doados pelo Grupo Pão de Açúcar e selecionamos os exemplares em melhores condições”, conta Goldfarb.

“Nos postos da CDHU, cada sala de leitura também ganhou mais 100 livros que foram doados pela Imprensa Oficial”. Além da inauguração de salas de leitura nos postos do CIC, Goldfarb prevê inauguração nos 50 postos da CDHU e nos centros de recuperação da Secretaria da Saúde.

Data: Terça-feira, 11 de maio de 2004
Horário: 16 horas
Local: CIC Francisco Morato – Av. Tabatinguera, 45 – Francisco Morato/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania