Cidadania: Campanha de educação para o trânsito começa na USP

O objetivo é educar os usuários para diminuir o crescente número de acidentes

ter, 10/09/2002 - 19h33 | Do Portal do Governo

Uma simulação de acidente e quatro pontos de pedágios educativos inauguraram nesta terça-feira, dia 10, a Campanha de Educação para o Trânsito no campus da USP na Capital. A campanha, organizada pela Prefeitura do Campus, tem parcerias internas e de fora da Universidade, como a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), polícias Militar e Civil, empresas privadas e grupos que utilizam o espaço do campus para lazer e treinamento esportivo. O objetivo é educar os usuários para diminuir o crescente número de acidentes.

Às 10 horas, um automóvel danificado e encapotado serviu para chamar a atenção do público, que pôde acompanhar a simulação do acidente e do resgate de uma vítima. Um helicóptero também foi usado para aumentar o realismo da cena.

Segundo o diretor de operações da Guarda Universitária, Ronaldo Pena, este tipo de propaganda impactante é útil para advertir os usuários e marcar o início da campanha. Até as 14 horas, funcionaram quatro pedágios fictícios, com intensa sinalização e participação de muitos grupos que apoiam a campanha, distribuindo material educativo, água e brindes para motoristas, ciclistas e pedestres.

Pena considerou os resultados do primeiro dia excelentes, apontando que normalmente apenas 30% dos motoristas usam cinto de segurança no campus, mas quase 100% usavam quando passaram nos pedágios.

O delegado de polícia Sidney Cardassi, que acompanhou um dos pedágios, tem a mesma opinião do diretor da Guarda Universitária. Para ele, a campanha começa a ter resultados quando se forma uma cultura de responsabilidade, que é frágil dentro do campus. ‘As pessoas usam a USP para fugir do trânsito de fora, mas não consideram este espaço como uma universidade, mas como rodovia. Os usuários externos são os mais difíceis de conscientizar, mas já melhoram quando vêm as providências e nossa preocupação com segurança’.

O motorista Ronaldo Cotes, há 5 anos dirigindo circulares internos na USP e com 40 anos de profissão, considera que o trânsito no campus é mais tranqüilo que fora, mas que se torna perigoso por alguns motoristas inconseqüentes. ‘Hoje mesmo vi uma discussão de uma pessoa num carro com um motociclista, a 90 Km/h. Tem gente que acha que a USP é autódromo, e a campanha ajuda porque inibe. Quando vê o pedágio, automaticamente o motorista tira o pé do acelerador.’

O prefeito do campus, José Geraldo Massucato, explica que a campanha pretende ser educativa, para prevenir as pessoas e evitar acidentes. ‘Infelizmente, existe muito desrespeito entre motoristas, ciclistas e pedestres. Para alguns motoristas mais indisciplinados, as multas são a única forma de educar, e a CET vai aplicar o código de trânsito também na USP, a partir de agosto de 2003’. Massucato espera que a aceitação da campanha seja ‘natural’, a partir da conscientização das pessoas na Cidade Universitária.

Lucas Oliveira Telles
da Agência USP de Notícias