Cidadania: Calçadas em Carapicuíba serão feitas por egressos do sistema penitenciário

Projeto piloto do Governo do Estado será apresentado nesta quarta, dia 27

qua, 27/11/2002 - 8h41 | Do Portal do Governo

O projeto piloto ‘Calçadas Metropolitanas – fazer calçadas fazendo cidadãos’ será apresentado às entidades de Direitos Humanos e imprensa nesta quarta-feira, dia 27, às 11 horas, no Centro de Controle Operacional do Metrô.

Participarão do evento os secretários dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e o prefeito de Carapicuíba, Fuad Gabriel Chucre.

A iniciativa inédita surgiu da parceria entre as Secretarias dos Transportes Metropolitanos e da Administração Penitenciária e a Prefeitura de Carapicuíba. O Governo do Estado pretende estender esse projeto, em um segundo momento, às outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

A implantação do ‘Calçadas Metropolitanas’ tem como objetivos principais buscar melhores condições de circulação de pedestres e reeducar ex-presos para o trabalho e para a cidadania, estimulando-os à convivência e ao exercício de atividades de utilidade pública, reconhecidas e valorizadas pela população.

Eles serão treinados e capacitados para a tarefa. A freqüência completa ao trabalho é condição necessária para que recebam bolsa-auxílio de R$ 200,00/mês, refeição, vale transporte, cesta básica, uniforme e ferramentas.

O treinamento teórico tem início na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, e o prático a partir do 12º dia do curso. Ao todo, o projeto prevê a utilização da mão-de-obra do egresso durante quatro meses e acompanhamento por dez meses. O certificado e as ferramentas os deixam capacitados para conseguir colocação no mercado.

Data: Quarta-feira, dia 27 de novembro de 2002
Horário: 11 horas
Local: Centro de Controle Operacional do Metrô (Rua Vergueiro, 1200, Paraíso, São Paulo).

Das Assessorias de Imprensa das Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Administração Penitenciária

A.M.