Cidadania: Bom Lanche ofereceu quase 2 milhões de cafés da manhã em sete meses

Programa foi inaugurado no dia 15 de maio deste ano

ter, 24/12/2002 - 12h06 | Do Portal do Governo

O programa Bom Lanche da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) encerra o ano com a projeção de 1,825 milhão de lanches vendidos. Desde a implantação, no dia 15 de maio, até o último dia 15 de dezembro, foram vendidas exatas 1.742.435 unidades.

Os lanches são compostos por um suco, um sanduíche ou um pedaço de bolo, e vendidos a R$ 0,60. Os alimentos são acondicionados em embalagens de plástico, com informações nutricionais e data de validade do conteúdo. O suco tem 300 ml e 45 calorias, o bolo (pesando 150 gramas) e o sanduíche variam entre 200 e 300 calorias. Em média, um adulto precisa ingerir duas mil calorias por dia. O kit com lanche e suco supre 15% desta necessidade.

As Estações Brás e Barra Funda são as campeãs de venda, com a média de 77 mil lanches por mês cada uma. No total, os dez quiosques do Bom Lanche comercializam diariamente 14 mil unidades. Atualmente, as estações beneficiadas pelo programa são: Brás, Barra Funda, Guaianazes, Francisco Morato, Santo André, Mauá, Osasco, Carapicuíba e Estação Especial da Lapa.

Com à proximidade do Natal, os consumidores estão recebendo no kit, desde a semana passada, um bolinho achocolatado com recheio de doce de leite.

Os lanches que não são vendidos são recolhidos no mesmo dia e doados, dentro do prazo de validade, a entidades beneficientes e comunidades carentes. Desde maio, mais de 50 mil kits do Bom Lanche foram distribuídos nestas condições.

Criado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o programa da CPTM dispõe dos serviços de 126 nutricionistas, que visitam constantemente os quiosques do Bom Lanche para checar a qualidade do produto, coletando amostras para análise e verificando a validade dos kits.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

C.C.