Cidadania: Bilhete especial beneficia desempregados

O bilhete já beneficiou mais de 1,2 milhão de desempregados até setembro de 2003

sex, 03/10/2003 - 19h21 | Do Portal do Governo

Instituído em agosto de 1990 pela Companhia do Metrô, empresa do Governo do Estado de São Paulo, o Bilhete Especial do Desempregado já beneficiou, até setembro de 2003, mais de 1.250.000 trabalhadores que perderam seus empregos.

Para ter direito ao bilhete, o trabalhador deverá comprovar que sua demissão foi sem justa causa, há no mínimo um mês e no máximo seis meses, tendo trabalhado pelo menos seis meses contínuos no último emprego.

Atualmente, cerca de 600 pessoas são atendidas diariamente no Posto de Cadastramento da Estação Marechal Deodoro (Linha Corinthians Itaquera/Barra Funda). Destas, cerca de 500, em média, se enquadram nos requisitos exigidos e tem direito ao bilhete.

Este ano, até o mês de setembro, já foram atendidos cerca de 91 mil desempregados. Em média, são emitidos mensalmente, 10.200 bilhetes. Em 2002, no total, foram emitidos 112.400 bilhetes. A média, no ano passado, foi de 9.300 pessoas atendidas por mês.

O desempregado cadastrado receberá um único bilhete, para uso pessoal, válido por 90 dias. Não haverá reposição ou renovação do benefício mesmo em caso de perda, extravio, roubo, apreensão por falta de carteira profissional e danificação por mau uso. No entanto, qualquer ocorrência que envolva o benefício deverá ser comunicada imediatamente ao Posto de Cadastramento do Metrô.

Ao ser admitido em um novo emprego, o trabalhador deverá devolver o seu bilhete ao Metrô. A não devolução será considerada uso indevido e o cadastrado terá a suspensão imediata e definitiva do benefício.

O Posto de Cadastramento do Bilhete do Desempregado fica na Estação Marechal Deodoro
(loja 1) e atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16 horas. Na solicitação, o interessado deverá apresentar o RG original, Carteira Profissional (com respectiva baixa) e a Rescisão de Contrato sem justa causa.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.