Cidadania: Bauru recebe mutirão de DNA neste sábado

Projeto de descentralização já atendeu 3.570 famílias

qui, 21/07/2005 - 13h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde dão continuidade ao processo de descentralização da coleta de sangue para exames de investigação de paternidade. No próximo sábado, dia 23, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, atenderá 550 famílias de Bauru e região.

O projeto de descentralização, iniciado no mês de março em Campinas já atendeu 3.570 famílias. Na etapa de Marília, em 2 de julho, foram atendidas 440 famílias, das 678 convocadas. Isso reduziu o tempo de espera para a realização dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses. Um dos principais motivos dessa demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizado na capital, dificulta a vinda dos intimidados. Com isso, uma nova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior beneficiam principalmente a população de baixa renda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, será responsável pelo material utilizado e pelo transporte das amostras. O instituto fará, então, as análises e emitirá laudos conclusivos. Para esta décima etapa da coleta descentralizada serão fornecidos pelo instituto 800 cartões de coleta e 2200 agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde vai diponibilizar funcionários e locais para a realização das coletas em cada cidade.

No mês de agosto, serão realizados mutirões para a coleta de sangue nas regiões de Araçatuba e Araraquara. E, posteriormente, serão atendidas as famílias moradoras das regiões de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O que é o Imesc?

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Seu Núcleo de Perícias Laboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente. Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias ao mês.

O Instituto também tem por atribuição realizar exames de personalidade e de capacidade profissional, perícias de investigação maternidade e espólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar os laudos de perícias requisitadas pelas
autoridades competentes.

Serviço:

Mutirão de DNA – Hospital Estadual de Bauru
Sala de Coleta: Av. Luís Edmundo Carrijo Coube, 1100 Bloco 2 – Térreo – Bairro Núcleo Geisel
Data: Sábado, 23 de julho
Horário: 8h às 17 horas

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

J.C.