Cidadania: Araraquara recebe mutirão de DNA

Atendimento vai beneficiar 470 famílias da região neste sábado, dia 13

qui, 11/08/2005 - 9h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde dão continuidade ao processo de descentralização da coleta de sangue para exames de investigação de paternidade. No próximo sábado, dia 13, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, atenderá 470 famílias de Araraquara e região, que compreende 23 municípios.

O projeto de descentralização, iniciado no mês de março em Campinas já atendeu 4.275 famílias. Na etapa de Araçatuba, em 6 de agosto foram atendidas 305 famílias, das 515 convocadas. Isso reduziu o tempo de espera para a realização dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses. Um dos principais motivos dessa demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizado na capital, dificulta a vinda dos intimados. Com isso, uma nova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior beneficiam principalmente os moradores do interior do Estado de baixa renda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, será responsável pelo material utilizado e pelo transporte das amostras. O instituto fará, então, as análises e emitirá laudos conclusivos. Para a próxima etapa serão disponibilizados pelo instituto 610 cartões de coleta e 1900 agulhas descartáveis.
A Secretaria da Saúde disponibilizará os funcionários e locais para a realização das coletas em cada cidade.

Ainda em agosto, será realizado mutirão para a coleta de sangue na região de Araraquara. E, posteriormente, serão atendidas as famílias moradoras das regiões de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O que é o Imesc

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Seu Núcleo de Perícias Laboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente. Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias ao mês.

O Instituto também tem por atribuição realizar exames de personalidade e de capacidade profissional, perícias de investigação maternidade e espólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar os laudos de perícias requisitadas pelas autoridades competentes

Serviço
Mutirão de DNA em Araraquara
Endereço: Núcleo de Atendimento à Comunidade – Unesp
Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – Centro
Data: Sábado, 13 de agosto de 2005.
Horário: 8 às 17 horas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania