Cidadania: Araçatuba recebe mutirão de DNA neste sábado

Atendimento vai beneficiar 515 famílias da região

sex, 05/08/2005 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde seguem no processo de descentralização da coleta de sangue para exames de investigação de paternidade. No próximo sábado, dia 6, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, atenderá 515 famílias de Araçatuba e região, que compreende 42 municípios.

O projeto de descentralização, iniciado no mês de março em Campinas, já atendeu 3.970 famílias. Na etapa de Bauru, em 30 de julho, foram atendidas 400 famílias, das 550 convocadas. Isso reduziu o tempo de espera para a realização dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses. Um dos principais motivos da demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizado na capital, dificulta o comparecimento dos intimados. Com isso, uma nova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior beneficiam principalmente os moradores de baixa renda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, é responsável pelo material utilizado e transporte das amostras. O instituto faz as análises e emite laudos conclusivos. Para essa décima etapa da coleta descentralizada serão disponibilizados pelo instituto 670 cartões de coleta e 670 agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde disponibiliza os funcionários e locais para as coletas em cada cidade. Ainda em agosto, será haverá mutirão de coleta de sangue na região de Araraquara. Posteriormente, serão atendidas as famílias de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O que é o Imesc?

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. O Núcleo de Perícias Laboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente. Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias ao mês.

O Instituto também tem por atribuição fazer exames de personalidade e de capacidade profissional, perícias de investigação, maternidade e espólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar os laudos de perícias requisitadas pelas autoridades competentes

Serviço:

Mutirão de DNA de Araçatuba
Endereço: Fundação Educacional de Araçatuba. Rua Maurício de Nassau, 1191 – Santana
Data: 6 de agosto de 2005.
Horário: 8 às 12 horas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania