Cidadania: Alunos da rede estadual de Mauá assistem Orquestra Sinfônica

O concerto será todo comentado, trazendo aos alunos uma visão diferenciada da orquestra

qui, 31/10/2002 - 20h29 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 4, mais de mil alunos do ensino médio da rede estadual da Diretoria de Mauá assistem a apresentações da Orquestra Sinfonia da rádio e TV Cultura, dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. As apresentações ocorrem no Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, s/nº, Mauá – próximo à Prefeitura Municipal), às 10h30 e às 13h30.

A Orquestra Sinfonia Cultura, sob a regência do maestro Fábio Prado, apresentará peças de Danny Elfman, Antonio Vivaldi, Ary Barroso, Georges Bizet, Luiz Bandeira, John Williams entre outros autores consagrados.

O concerto será todo comentado, trazendo aos alunos uma visão diferenciada da orquestra, mostrando seu funcionamento, através da apresentação dos seus instrumentos, além de abordar o repertório sinfônico de uma maneira descontraída, aproximando o público jovem da música de concerto.

O Projeto Sinfonia – Concertos para Jovens é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar a alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais.

O projeto compreende 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmaras (até 10 músicos), com a meta de atingir 30 mil estudantes do ensino médio em todo o Estado.

As apresentações, iniciadas com o lançamento do projeto no dia 22 de maio, em Aparecida, foram apreciadas por mais de 15 mil alunos das Diretorias de Ensino das regiões de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Roque, Bragança Paulista, Limeira, Campinas Leste, Sorocaba, Capivari, Campinas Oeste, Itapetininga e Piracicaba. As apresentações dirigidas aos alunos da Capital e Grande São Paulo foram iniciadas em agosto e se estendem até o mês de novembro.