Cidadania: Adolescentes da Febem são aprovados no vestibular

Dos 21 jovens, 15 foram passaram e estão aptos a cursar uma faculdade em 2005

qua, 08/12/2004 - 13h11 | Do Portal do Governo

O sonho de alguns adolescentes da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor em se tornarem veterinário, advogado, web designer e até mesmo biólogo está prestes a se tornar realidade. Dos 21 jovens que prestaram vestibular, 15 foram aprovados e estão aptos a cursar uma faculdade em 2005.

Os adolescentes são de unidades de Marília, Iaras, Bauru, Vila Maria e Tatuapé. Eles se prepararam para o vestibular durante todo o ano com ajuda dos professores e funcionários que levavam livros e apostilas para tirar as dúvidas.

Para o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania,
Alexandre de Moraes, a educação é uma das prioridades da Febem de hoje, e a conquista de uma vaga na faculdade confirma o acerto dos esforços. Ele considera que a educação é fundamental para o processo de ressocialização do adolescente, pois isso, além de contribuir para reforçar a auto-estima, permite que ele retorne à sociedade apto para dar continuidade aos estudos e pensar em uma carreira digna.

‘Hoje, absolutamente todos os nossos internos tem acesso à educação
formal. Além disso, oferecemos uma longa lista de cursos
profissionalizantes que têm permitido a muitos dos jovens saírem da Febem já empregados’, diz Moraes.

No ano passado 15 garotos prestaram vestibular. Desses, sete foram
aprovados e a maioria faz o curso de Direito. Um exemplo é o ex-interno,Cleonder Evangelista, que mesmo cumprindo medida de internação em uma unidade considerada difícil, onde viu ocorrerem rebeliões e tumultos, procurou se manter à parte dos conflitos, estudando sem parar, no que resultou uma bolsa-estudo para o curso de direito na universidade Unip.

Hoje, no segundo ano da faculdade e com um livro publicado pela editora Arte e Ciência, intitulado de Luz no Fim do Túnel, Cleonder busca uma vida digna, longe das drogas e do tráfico.

Da Assessoria de Imprensa da Febem
V.C.