Cidadania: Adolescentes carentes aprendem transformar lixo em produtos rentáveis

A iniciativa é da CDHU e da ONG Sociedade Ambientalista Leste

ter, 20/07/2004 - 16h15 | Do Portal do Governo

Mais de 80 adolescentes da Favela da Vila da Paz estão se mudando para suas novas moradias, no Conjunto Habitacional São Luiz, na rua Paulino Vital de Moraes, s/n°, Capão Redondo.

Eles chegam e já têm à sua disposição uma proposta inovadora: participar de oficinas de reciclagem de lixo para transformar o que seria jogado fora em um produto que pode até garantir uma renda extra para a família. Esta ação é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) juntamente com a sociedade Ambientalista Leste.

A oficina teve início ontem (19) e vai até quinta-feira (22). Por meio de aulas sobre reciclagem, que estão sendo proferidas no próprio Conjunto São Luiz, os jovens estão aprendendo a reaproveitar e reutilizar os materiais que são jogados no lixo. Entulho de jornais, por exemplo, pode se transformar em um colar.

A remoção da comunidade da Vila da Paz começou no domingo e o objetivo da realização da oficina é ocupar o tempo dos adolescentes enquanto os pais estão envolvidos com a mudança. Os módulos incluem aulas de como confeccionar brinquedos com garrafas; revestir móveis e objetos com filtro de café usado; confeccionar cestas com canutilhos de jornal, entre outros. A matéria prima são tesouras, garrafas, rolos de barbante, cola, palitos.

A oficina é composta por duas pessoas na coordenação (um psicólogo e uma artista plástica), além de seis monitores que são filhos de catadores de material reciclável e que já foram capacitados em outras oficinas. Esse trabalho, que vem sendo desenvolvido com os adolescentes e ex-moradores da favela, tem por objetivo disseminar nos adolescentes a importância das questões ambientas, bem como abrir o horizonte dos jovens e incentivá-los a viverem em harmonia na sociedade.

Victor Emanuel Lopes da Superintendência de Comunicação Social da CDHU
C.A.