Cidadania: Acessa São Paulo já conta com 49 Infocentros no Interior e Litoral

Novas unidades estão instaladas em Cruzeiro e São Vicente

seg, 28/10/2002 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Programa Acessa São Paulo já está atuando em mais duas cidades paulistas: Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e São Vicente, na Baixada Santista. Com isso, o programa atinge a marca de 49 Infocentros Municipais em funcionamento.

Até o final deste ano o litoral paulista receberá mais um Infocentro Municipal, na cidade de Caraguatatuba. Já no Vale do Paraíba mais três cidades serão contempladas: São José dos Campos, Guaratinguetá e Potim. A expectativa da coordenação do programa é atender pelo menos 60 municípios do Interior e Litoral ainda este ano.

Fora da Região Metropolitana de São Paulo, os Infocentros são implantados por meio de convênio entre o Governo do Estado e Prefeituras ou Associações, cabendo a estas fornecer o espaço físico e disponibilizar os funcionários que atenderão os usuários.

O Governo do Estado se responsabiliza pela cessão e instalação dos equipamentos, mobiliário e pela linha telefônica e conexão com a Internet, através da mesma parceria com a Telefônica que já garante a conexão dos Infocentros da Capital.

Essa rede de informação atende cidadãos paulistas que moram em bairros carentes, oferecendo acesso aos serviços e às informações oferecidos pela internet. Muita gente agora participa da chamada ‘Sociedade de Informação’, ou seja, criando seus endereços eletrônicos, enviando currículos, usando serviços públicos on-line, comunicando-se com amigos e parentes em outras localidades do Brasil e do mundo. São cidadãos inseridos na era digital.

Contribuem para o bom resultado do programa a atuação das lideranças comunitárias – que cedem o espaço de suas associações e entidades para abrigar as salas de informática e que entendem a importância do Programa Acessa São Paulo -, e dos monitores – que lidam diariamente com os usuários e moram na mesma comunidade.

As cidades que já contam com o Programa Acessa São Paulo são: Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Campina do Monte Alegre, Casa Branca, Catanduva, Cruzeiro, Dracena, Duartina, Fernandópolis, Franca, Iaras, Iperó, Itaí, Itapeva, Jales, Jaú, Lavínia, Limeira, Lins, Lucélia, Marília, Martinópolis, Mococa, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Pacaembu, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Piracicaba, Piraju, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Vicente, Serra Azul, Tupã, Valparaíso, Votuporanga.

Mais informações sobre os Infocentros Municipais podem ser obtidas pelos telefones (11) 3745-3627 ou 3745-3814. Confira abaixo os endereços das novas unidades:

Infocentro Municipal de Cruzeiro
Rua Capitão Neco, 118
Fone: (0 XX 12) 543-3466

Infocentro Municipal de São Vicente
Rua Frei Gaspar, 384 – sala 129
Fone: (0 XX 13) 3579-1326

Mais informações pelo site www.acessasaopaulo.sp.gov.br