Cidadania: Ação Jovem já beneficia 30 mil estudantes em todo o Estado

Projeto oferece bolsa-auxílio para de jovens de baixa renda

ter, 23/08/2005 - 11h32 | Do Portal do Governo

O Projeto Ação Jovem já beneficia 30 mil jovens em todo o Estado de São Paulo. Criado em junho de 2004 pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS, o Ação Jovem beneficia jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com ensino fundamental e ou médio incompletos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, priorizando aqueles pertencentes a famílias com renda de até dois salários mínimos.

O objetivo do projeto é incentivar os jovens a concluírem seus estudos para que tenham mais chances no mercado de trabalho. Para isso, é disponibilizada uma bolsa-auxílio de R$ 60,00 por mês durante um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola.

Com uma meta para 2005 de 25 mil pessoas atendidas, o Ação Jovem, a pouco mais de 4 meses para o término do ano, já ultrapassa seu objetivo inicial, fato este que não impedirá o esforço da SEADS em atingir 100 mil beneficiários até dezembro deste ano. Para cumprir este desafio, foram feitas parcerias com outras secretarias. Com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, foram abertas, em junho deste ano, 10 mil vagas para estudantes dos Cursos Técnicos Agrícolas nas ETE’s (Escolas Técnicas Estaduais).

Com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, outros 10 mil jovens das escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram inscritos no Ação Jovem. Através da parceria com a Secretaria de Estado da Educação, mais 66 mil vagas foram abertas para atender estudantes dos EJA estaduais de 5ª a 8ª série. Inclusive, neste último caso, os jovens podem se cadastrar pelo site www.ajovemeduc.sp.gov.br.

A SEADS possui ainda parcerias com entidades sociais que promovem cursos profissionalizantes ou de capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, convênios com Prefeituras da região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, entre outras cidades, possibilitam que jovens do ensino regular se cadastrem no projeto através das Secretarias Municipais de Assistência Social.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

J.C.