Cidadania: 1ª campanha de doação de sangue do Poupatempo Guarulhos supera expectativas

Foram coletadas 234 bolsas de sangue nos dias 24 e 25

ter, 29/04/2003 - 13h21 | Do Portal do Governo

A 1ª Campanha de Doação de Sangue do Poupatempo Guarulhos, realizada em parceria com a Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo, superou as expectativas. Nos dois dias da Campanha, 24 e 25 de abril, foram coletadas 234 bolsas de sangue.

‘Estamos muito contentes com a grande adesão da população e dos funcionários do Posto Guarulhos à campanha. Diante deste ótimo resultado, pretendemos conversar com a Pró-Sangue e agendar outras edições para breve’, diz a Gerente do Poupatempo Guarulhos, Tânia Virgínia de Souza.

A Campanha de Doação de Sangue do Poupatempo Guarulhos foi iniciada no dia 24 de abril e terminou no dia 25, às 16 horas. Os doadores foram atendidos, no período da manhã, das 9 às 11 horas, e no período da tarde, das 14 às 16 horas, por profissionais da Fundação Pró-Sangue – instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A Fundação Pró-Sangue é o maior Hemocento da América Latina e um dos três maiores do mundo em capacitação técnica e em quantidade de sangue coletado, volume que eqüivale a 53% do sangue consumido na Grande São Paulo, 24 % do Estado e a 14% do sangue consumido no Brasil.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições físicas, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, dormir pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação e não estar em jejum (evitar alimentação gordurosa). É também indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em 30 dias, os doadores receberão a carteirinha, pelo correio, no endereço que informaram no Poupatempo Guarulhos.

Doação com Hora Marcada

O cidadão já pode também realizar a doação de sangue no Posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue com hora marcada. O Posto Clínicas funciona das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e das 8 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados. Para os demais postos da Fundação, ainda não há agendamento.

O agendamento deverá ser feito com, pelo menos, duas horas de antecedência, e pode ser feito por telefone, 0800 55 0300.

No Poupatempo Guarulhos, o cidadão pode agendar sua doação no Posto Clínicas pela Internet, no e-poupatempo, um projeto piloto instalado no Poupatempo Guarulhos que oferece toda a infra-estrutura para a realização de serviços do Governo Eletrônico pela Internet, inclusive com orientadores para auxiliar os cidadãos no uso da ferramenta eletrônica.

O Poupatempo Guarulhos fica na Rua José Campanella, 95, Guarulhos (antiga fábrica da Abaeté).

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

C.C.