Chuvas: Fenômeno meteorológico causa danos em Campinas

Em algumas cidades o volume de chuvas chegou a 100mm

qui, 06/01/2005 - 17h13 | Do Portal do Governo

O Ciiagro do Instituto Agronômico informa sobre as condições meteorológicas registradas em Campinas, no último dia 4 de janeiro, por volta das 22/23 horas, quando um fenômeno meteorológico ocasionou danos consideráveis, em especial na região da Fazenda Santa Elisa-IAC e ITAL, ambos órgãos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegógicos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

De acordo com informações do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP/Bauru, ocorreu um cisalhamento do vento e não um tornado, ou seja, o vento que estava na direção Sul encontrou vento de direção Norte, na mesma velocidade que ocasionando esse cisalhamento.

Segundo o IPMET, a velocidade do vento foi estimada acima de 58 km/hora a 3 km da superfície. Obviamente, na superfície, pela força do deslocamento, a velocidade foi superior, ocasionando os danos materiais registrados. Ressalta-se que foi em uma área muito pequena da região de Campinas, localizada na porção Norte-Nordeste.

O total de chuva ocorrido entre os dias 4 e 5 variou de 18 mm em Atibaia, a 88,5 mm em Jundiaí. Em Campinas, foi registrado 64,5 mm e, em algumas localidades, como Iepê e Pedrinhas Paulista, acima de 100 mm de chuva.

Assessoria de Imprensa do IAC
C.A.