Chuvas: Defesa Civil divulga boletim sobre aproximação de um ciclone extratropical do litoral paulis

Um ciclone extratropical se formou próximo à costa da região Sul

qua, 26/05/2004 - 18h03 | Do Portal do Governo

Associado à atuação de uma frente fria, um ciclone extratropical se forma próximo à costa da região Sul. Comparado com o Ciclone Catarina, que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre os dias 27 e 28 de março de 2004, a Defesa Civil esclarece que são sistemas de natureza e intensidade diferentes.

Desta vez, o ciclone trata-se de um sistema de baixa pressão que se forma próximo à costa dos estados da região Sul e deve se afastar para alto mar, enquanto o Ciclone Catarina se formou sobre o Oceano e se deslocou para oeste, ou seja, em direção ao continente. Além disso, a intensidade do fenômeno é menor.

Mesmo sendo diferente ele traz chuva para o Estado, além de trovoadas e rajadas de vento. Esse fenômeno, típico do período, ocorre com freqüência na região, com deslocamento para leste (em direção ao oceano).

A propagação da frente fria no Estado manteve as chuvas no decorrer da manhã desta quarta-feira, dia 26, mas até o final do dia as condições de chuva diminuem na região. Os modelos de previsão de tempo e de ondas indicam que esse sistema vai atuar com maior intensidade no Sul do Brasil e que os ventos mais intensos devem ocorrer entre quinta e sexta-feira, com intensidade de até 50km/h.

A agitação marítima aumenta gradativamente a partir de amanhã. Os ventos atuam com maior intensidade em alto mar, oferecendo risco a embarcações e atividades náuticas. A partir do início da semana o sistema perde força gradativamente, retornando aos poucos as condições de calmaria no litoral e oceano.

Meteorologista: Lucyara Rodrigues Pereira
Chefe do CGE: Cap PM Walter Nyakas Junior
Da Defesa Civil
C.A.