Chuvas: Defesa Civil divulga boletim dos prejuízos dos últimos dias

O Centro de Gerenciamento de Emergências monitora a incidência de chuvas 24 horas do dia

qua, 05/02/2003 - 19h40 | Do Portal do Governo


As fortes chuvas que atingiram a Região do Vale do Ribeira causaram diversos prejuízos em alguns municípios do Estado. Em Eldorado, Sete Barras e Registro foram retiradas preventivamente cerca de 946 pessoas de suas residências situadas em áreas de risco de inundação. Elas foram abrigadas em centros comunitários, escolas e igrejas.

Outras 712 pessoas, que foram removidas para casas de parentes e amigos, já estão voltando para suas residências, em virtude do nível Ribeira de Iguape estar voltando ao normal.

As cidades de Cajati, Eldorado, Iporanga, Registro e Sete Barras decretaram situação de emergência e o município de Barra do Turvo decretou estado de calamidade pública.

Nas cidades de Ribeira, Barra do Chapéu e Itapirapuã Paulista não há registro de desalojados ou desabrigados, apenas prejuízos materiais como solapamento de pista e estradas danificadas.

No último domingo, dia 2, o governador Geraldo Alckmin esteve nos Municípios de Registro, Sete Barras e Eldorado, os mais atingidos pelas chuvas, vistoriando as áreas afetadas pelas enchentes.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já repassou 300 cestas básicas, 550 colchonetes, 250 cobertores, 1 kit de roupa, 1.200 metros de lona plástica e diversos materiais de limpeza. Até o momento não foi registrada nenhuma morte na Região do Vale do Ribeira, face aos trabalhos do Plano Preventivo de Defesa Civil .

Os Planos Preventivos atuam nas áreas da Serra do Mar, Vale do Paraíba, Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Região de Campinas, regiões consideradas as mais críticas do Estado, contemplando um total de 89 municípios.

Considerando que a principal característica do verão é a ocorrência de chuvas, alguns pontos habitados, identificados nessas regiões, correm o risco de serem atingidos por inundações e ou deslizamentos de terra, podendo causar danos à vida e à propriedade.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, monitora a incidência de chuvas durante as 24 horas do dia, emitindo boletins meteorológicos e de alerta aos municípios e aos órgãos de emergência, por meio de suas Coordenadorias Regionais.

Em contrapartida, os municípios informam ao CGE o índice pluviométrico, através de leitura realizada nos pluviômetros, estrategicamente instalados. Este fluxo de informação é decisivo para a Defesa Civil atingir o objetivo principal – salvar vidas.

Além disso, outro recurso importante é a vistoria de campo e o monitoramento das bacias hidrográficas, realizados pelos agentes do sistema de defesa civil e pelos grandes parceiros da Defesa Civil – o IPT, IG e DAEE, que dão o suporte técnico necessário ao PPDC.

Da Defesa Civil do Estado
C.A