Chuvas: Defesa Civil divulga balanço das ações nos últimos dias

Em Cubatão e Paraíbuna houve a remoção preventiva das pessoas dos locais mais críticos

sex, 24/01/2003 - 18h34 | Do Portal do Governo

Devido as fortes chuvas que causaram prejuízos em várias cidades do Estado, a Defesa Civil acionou acionou técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Geológico (IG), para vistoriar áreas com risco de deslizamento nos municípios de Cubatão, Mauá, Paraíbuna, Jacareí e Amparo. Em Cubatão e Paraíbuna houve a remoção preventiva das pessoas dos locais mais críticos.

Desde o início da Operação Verão em dezembro de 2002 até o momento, o Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado (CGE) registrou 51 municípios prejudicados pelas chuvas, com 21 feridos, 8 mortes e 732 desabrigados. O Governo do Estado repassou 2.975 kg de alimentos, 150 cobertores, 200 colchões e 3.300 m2 de lona plástica, para impermeabilizar provisoriamente as encostas.

Os Planos Preventivos de Defesa Civil estão em operação na Baixada Santista, Litoral Norte (Serra do Mar), Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, aém da Região Metropolitana e Interior do Estado.

Ação

Há um monitoramento meteorológico e pluviométrico permanente, com alertas e acionamento dos órgãos do Sistema de Defesa Civil, para realização de vistorias nas áreas de risco e, quando necessário, remoção preventiva de moradores em áreas de risco.

Para preparar as equipes municipais de Defesa Civil para as chuvas de verão, foram realizados, ainda em 2002, 28 cursos e treinamentos para 1.426 profissionais de 252 municípios. Para a preparação da comunidade, foram realizados 32 encontros de Defesa Civil, em 143 municípios, para mais de 2.000 pessoas.

Em situação de emergência podem ser acionados os seguintes telefones:

  • Defesa Civil: 199
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190

    Informações sobre prevenção de raios, deslizamentos e inundações podem ser encontradas no site da Defesa Civil: /www.defesacivil.cmil.sp.gov.br

    C.A