Chuvas: Defesa Civil alerta sobre possíveis alagamentos no Litoral Paulista

Boletim é elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 31/10/2002 - 19h10 | Do Portal do Governo

A frente fria que atuou no Estado de São Paulo nos últimos dias provocou chuvas generalizadas em todas as regiões. Em virtude disso, desde a quarta-feira as chuvas ocorrem de forma contínua no litoral paulista. A circulação oceânica contribui para a persistência das chuvas até a sexta-feira, dia 1º pelo menos.

Tendo em vista que na Baixada Santista o acumulado pluviométrico superou o índice critico para a região, o solo ficou encharcado e associado à persistência das chuvas, existe o potencial, embora baixo, de deslizamentos nessas áreas, especialmente entre a madrugada de hoje e a manhã de sexta-feira.

Além disso, tais chuvas favorecem a ocorrência de alagamentos nessas áreas. No litoral norte, as chuvas também persistem, porém como o acumulado pluviométrico dos últimos dias ainda não atingiu o índice crítico de 120mm, há maior potencial para alagamentos e transbordamentos de córregos.

Ressalta-se que o alto teor de umidade em toda a faixa litorânea favorece o desenvolvimento de nevoeiros logo cedo e no final do dia, dessa forma, a visibilidade fica reduzida nas rodovias de acesso a essas áreas.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-Chefe do CGE: 1º Ten PM Walter Nyakas Junior